Com inicio nesta quinta-feira (18), a Semana Nacional da Mobilidade Urbana é um convite para repensar a forma como nos deslocamos nas cidades. A iniciativa do Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, se alia à programação da Semana Nacional de Trânsito, organizada pelo Ministério dos Transportes.
A proposta da semana comemorativa é estimular a reflexão sobre os impactos do uso excessivo dos veículos, sobretudo nas grandes cidades, e como isso afeta o meio ambiente, a saúde e o bem-estar coletivo. Além da redução do tráfego, o debate também envolve questões de acessibilidade, diversidade, sustentabilidade, inovação e segurança, sempre com foco no cidadão.
O ponto alto da programação será no Dia Mundial Sem Carro, celebrado em 22 de setembro. A data convida a população a deixar veículos individuais motorizados (automóveis e motocicletas) de lado, pelo menos por aquele dia, para experimentar novas formas de deslocamento, mais saudáveis e sustentáveis, como caminhar, pedalar ou utilizar o transporte público.
Em comunicado conjunto, os ministérios das Cidades e dos Transportes ressaltam que o Dia Mundial Sem Carro faz parte de uma série de datas-chave que contarão com ativações ligadas à COP 30, que será realizada de 10 a 21 de novembro, em Belém (PA).
Leia também:
Pela Tarifa Zero no Dia Mundial Sem Carro
Agenda: Fique sabendo de eventos e acontecimentos da Semana da Mobilidade e muito mais
Todo dia pode ser um dia sem carro
E que tal apoiar o Mobilize Brasil?
