Ciclistas se revezam no pedal desde 2024 rumo à COP 30, em Belém

Objetivo é chamar atenção para questões climáticas ligadas à mobilidade ativa. Em outubro, as bicicletas cruzam o Atlântico, de Portugal até o Brasil

Notícias
 

Fonte: TSF/Lusa  |  Autor: Regina Rocha / Mobilize Brasil  |  Postado em: 03 de setembro de 2025

Mapa do percurso da COP 30 Bike Ride

Mapa do percurso da COP 30 Bike Ride

créditos: Reprodução

Em novembro de 2024, um grupo de ciclistas que participava da COP 29 em Baku, no Azerbaijão, saiu daquele país ao final do evento determinado a pedalar milhares de quilômetros, atravessar países e continentes, cruzar o Atlântico em um veleiro e só concluir sua jornada em Belém, a cidade brasileira que sedia a próxima conferência climática da ONU, daqui a dois meses.       

 

A iniciativa cidadã, evidentemente, não envolve apenas um grupo de ciclistas, mas várias equipes, coletivos de bicicleta, e até moradores das cidades ao longo do percurso que se entusiasmam com a ideia e vêm se revezando, "passando o bastão". O bastão, no caso, é um documento com dez propostas com objetivo de promover a bicicleta e a mobilidade urbana sustentável, especialmente concebido para ser apresentado na COP 30.  

 

Passagem da COP 30 Bike Ride por Leuven, na Bélgica: adesão dos moradores Imagem: Belganews

 

No pacote de dez medidas para cidades mais sustentáveis, a ser levado à COP 30, destacam-se: a redução do tráfego de carros em áreas urbanas, a construção de redes de ciclovias com ligação entre municípios e aos transportes públicos, o estacionamento seguro para bicicletas em escolas e outros locais, a promoção da logística de “última milha” com bicicletas de carga, e a ampliação de programas de formação dos cicloentregadores.

 

No final de setembro, última etapa europeia dessa estafeta ciclista (termo usado para corridas de revezamento com bicicleta), é a vez de Portugal receber a missão de trazer até ao Brasil as dez propostas para um futuro mais sustentável, que priorize a mobilidade por bicicleta e a pé no planeta.

 

A previsão é que os ciclistas entrem em Portugal no dia 28 de setembro, pelo Alentejo, vindos de Badajoz, passando por Borba, Évora, Montemor-o-Novo, Vendas Novas, Benavente, Loures, e terminando em Lisboa, em 1º de outubro. Ali, concluirão na Praça do Comércio seu trajeto por terras lusas. 

 

Em seguida, de Lisboa até à costa do Brasil, os participantes farão a ligação por barco, a etapa chamada ‘COP30 Sail Ride’. Concluída a travessia marítima da viagem, seguirão depois até Belém, novamente de bicicleta.

 

O embaixador português do Pacto Climático Europeu, António Gonçalves Pereira, afirmou que fará todo o percurso português da "COP30 Bike Ride", para “chamar à atenção para questões climáticas, sobretudo as ligadas à mobilidade sustentável". 

 

Leia também:
Bicicultura 2025, em Niterói (RJ). Veja a programação
Você já viajou de bike? Novo livro mostra potenciais do cicloturismo
Europa estuda minitrens autônomos em ferrovias desativadas


Apoie o Mobilize Brasil 

 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário