Apesar da queda de 2,5% na produção de bicicletas entre janeiro e setembro deste ano em relação ao mesmo período de 2024, os modelos elétricos tiveram aumento de 144,8%, segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotres, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). Com isso as elétricas passaram a representar 12% da produção total de bicicletas, contra 4,9% do ano anterior.
“Os consumidores têm escolhido a bicicleta elétrica para deslocamentos diários, evitando congestionamentos, reduzindo custos e contribuindo para a redução dos impactos ambientais”, explica o vice-presidente do setor de bicicletas da Abraciclo, Fernando Rocha. O executivo afirmou ainda que, mesmo com a queda global nas produções, o setor atravessa uma fase de crescimento sustentado, com um portfólio diversificado e espera superar as expectativas iniciais até o final do ano.
As mais procuradas:
- Mountain Bikes: 51,3% do volume total fabricado
- Urbana/Lazer: 19,7% do volume total fabricado
- Infantojuvenil: 13,4% do volume total fabricado
Consumo Nacional das bicicletas produzidas em Manaus:
- Sudeste: 55,7%
- Sul: 15,4%
- Nordeste: 12,1%
- Centro-oeste: 9,9%
- Norte: 6,9%
Expectativa:
A expectativa do vice-presidente do setor de bicicletas é fechar o ano superando as previsões iniciais, impulsionado por datas como Dia das Crianças, Black Friday e Natal, além do avanço das bicicletas elétricas e o fortalecimento da demanda no Sudeste.
Leia também:
Guloseimas agora chegam a Manaus via navegação de cabotagem
Connected Smart Cities - Reunião Estratégica Regional/ Manaus
Desafios e Perspectivas para a Mobilidade Urbana em Manaus
Que tal apoiar o Mobilize Brasil?
