Produção de bicicletas em 2021 foi abaixo do nível pré-pandemia

Foram 749 mil unidades fabricadas no ano passado, o que representa 170 mil menos bicicletas do que em 2019. Dados da Abraciclo referem-se à produção no Polo de Manaus

Notícias
 

Fonte: EBC  |  Autor: EBC/ Mobilize  |  Postado em: 20 de janeiro de 2022

Falta de componentes afetou a produção em Manaus

Falta de componentes afetou a produção em Manaus

créditos: Wagner Setubal/ Houston

A produção de bicicletas no Polo Industrial de Manaus subiu em 2021 para 749 mil unidades. Apesar desse aumento, o número ainda está abaixo dos níveis pré-pandemia. Em 2019, por exemplo, foram produzidas 919 mil unidades. 

 

Os dados foram apresentados nesta quarta-feira (19) pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). Os números ficaram abaixo do que projetava a própria  entidade em agosto passado, quando a expectativa era que o volume produzido em 2021 fosse 27,8% superior às 665.186 unidades fabricadas em 2020.

 

Segundo a Abraciclo, um dos problemas do ano passado foi a falta de componentes e insumos para a produção de bicicletas, que causou paradas nas linhas de produção das fábricas. Como reflexo disso, houve aumento no preço em todas as modalidades de bicicletas em função da alta demanda.

 

Para 2022, as perspectivas do setor são positivas. A produção deve subir para 880 mil unidades e as cadeias de produção de insumos deverão ser normalizadas, de acordo com Cyro Gazola, vice-presidente do setor das bicicletas da Abraciclo.

 

A produção de bicicletas elétricas também vem crescendo. Subiu de 0,3% em 2019 para 1,4% em 2021. E a expectativa para 2022 é de um crescimento de, pelo menos, 50% em relação ao ano passado, diz a associação.

 

Leia também:
Produção de bicicletas em Manaus foi a maior em junho desde 2015
Falta de peças freia aumento da produção de bicicletas em Manaus
Brasileiros estão se deslocando mais de bicicleta, revela app Strava
Criar espaços para a bicicleta traz benefícios às economias locais
Redução de impostos para bicicletas vira projeto de lei


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário