O jornalista Marcos de Sousa sempre foi a alma do Portal Mobilize. Quando o administrador e mestre em sustentabilidade Ricky Ribeiro idealizou o primeiro portal brasileiro dedicado à mobilidade urbana sustentável, foi em grande parte graças ao Marcos que ele saiu do papel. Também foi o Marcos, ao lado da tarimbada jornalista Regina Rocha, que manteve o Mobilize até hoje como referência nacional quando o assunto é a mobilidade.
Formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), Marcos de Sousa atuou como repórter na Folha de São Paulo, foi redator no Jornal da Tarde e editor de inúmeras revistas. Em todas essas experiências deixou sua marca de rigor, sensibilidade e profundo compromisso com o interesse público. Em 2011 Marcos era o responsável pelo Portal da Copa do Mundo no Brasil, quando Ricky e o mestre em Planejamento Urbano, Thiago Guimarães, buscavam uma linha editorial para o portal que estava para ser lançado.
A empresa que estava desenvolvendo o site do Mobilize havia feito o Portal da Copa e colocou o experiente jornalista que coordenava o projeto em contato com os jovens empreendedores. Marcos era aficcionado pelo tema da mobilidade e ao invés de um repositório de notícias e estudos sobre mobilidade, sugeriu e viabilizou que o Mobilize também produzisse estudos e campanhas, colocando o portal na vanguarda da mobilidade sustentável no País. A ideia do agora editor do Portal era usar a rede que ele havia mobilizado para a copa, distribuída nas cidades sedes dos jogos no Brasil, para fazer a primeira “radiografia da mobilidade urbana sustentável do País”, nas palavras do próprio Marcos. A ideia era que o primeiro estudo sobre mobilidade urbana sustentável nas cidades brasileiras marcasse o lançamento do portal.
Naquele ano Ricky já estava em cadeira de rodas, com boa parte dos seus movimentos e da fala comprometidos pelo avanço da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), diagnosticada em 2008 - Thiago Guimarães morava na Alemanha e foi Marcos quem azeitou as engrenagens para colocar o projeto em funcionamento. O problema é que boa parte das cidades escolhidas para o levantamento sequer possuíam dados sobre as condições de mobilidade urbana sustentável; outro ponto crítico foi que, por ser inédito, os indicadores do estudo tiveram que ser estruturados do zero. Por fim, o prazo para o lançamento era demasiado curto, apenas um par de meses, já que o time havia definido uma data emblemática para o evento e dela não poderia passar.
Com toda a experiência e dedicação da equipe, que também contava com a jornalista Regina Rocha, o Portal foi lançado em setembro de 2011, durante a semana da mobilidade, junto com o Estudo Mobilize 2011: Diagnóstico da mobilidade urbana sustentável em capitais brasileiras. O estudo foi um enorme sucesso e seus resultados ocuparam o noticiário no Brasil inteiro. O mesmo aconteceu nas edições seguintes do Estudo, mas também nas Campanhas Calçadas do Brasil e Sinalize; no Forum Mobilize Brasil; nas matérias produzidas para o Portal e nos eventos realizados pelo Mobilize ou que o Mobilize participou, quase sempre representados impecavelmente por Marcos.
Com o tempo e a condução do Marquinhos, como era carinhosamente chamado o nosso maestro, o Mobilize se consolidou como importante canal de produção e difusão de conhecimento sobre a mobilidade sustentável, atraindo a colaboração de diversos especialistas ao longo destes 14 anos, seja em blogs hospedados no Portal ou colaborações eventuais.
Sua serenidade, simplicidade e modéstia nunca diminuíram o rigor com que tratava as notícias, ou mesmo ofuscaram seu faro jornalístico, qualidade almejada por muitos profissionais da área, mas digna de poucos. “Nosso trabalho precisa ter impacto e uma linha jornalística consistente “, defendia desde o princípio. Marquinhos sabia que o Brasil precisava colocar a mobilidade urbana sustentável na pauta e se, nos anos seguintes à criação do Mobilize, isso se concretizou, muito se deve a ele, que costumava dizer: “Devemos evitar qualquer conteúdo auto laudatório, especialmente de um jornalista como eu. Não é por timidez ou falsa modéstia, mas por um certo rigor de divulgar informações que sejam de interesse geral de nosso seleto público.”
Embora essa frase resuma em parte a sua ética, integridade e a forma como enxergava o jornalismo, a história do Mobilize não pode ser contada separadamente da história desse grande jornalista, que será para sempre lembrado. Se Ricky foi a cabeça por trás deste projeto, Marcos foi sua alma. Esta parceria vencedora duraria até esta semana, quando Marquinhos descansou, após dedicar sua vida na construção de uma mobilidade urbana mais justa, humana e acessível. Sua inteligência, a dedicação e uma visão generosa de cidade seguirão inspirando nosso trabalho todos os nossos dias.
Aos filhos Danilo e Lauro, à querida Regina, aos amigos e familiares, nossos sentimentos e nosso abraço solidário. Guardaremos para sempre o privilégio da convivência e a saudade imensa de um profissional e amigo extraordinário. Seremos eternamente gratos!
Equipe Mobilize Brasil