O ano era 2014, época em que comecei a idealizar, na ANTP, uma comissão técnica que tratasse da Mobilidade a Pé — uma nova forma de nomear a mobilidade que envolve as pessoas que utilizam a caminhada em suas deslocações cotidianas, de forma única ou combinada com o transporte coletivo.
Na busca por pessoas que estudaram, pesquisaram e se interessaram pelo tema, acabei de conhecer Marcos de Sousa , editor responsável pelo Portal Mobilize Brasil, uma plataforma dedicada a divulgar informações, notícias e iniciativas de todo o país relacionadas à mobilidade sustentável e, principalmente, à mobilidade ativa. Criado por Ricky Ribeiroe prolongado com brilho por Marcos, o Mobilize se tornou referência nacional.
Apesar de não participarem presencialmente das reuniões da nova comissão, realizadas a partir daquele período, o Mobilize Brasil logo se tornou parceiro fundamental dos trabalhos desenvolvidos pela Comissão Técnica de Mobilidade a Pé e Acessibilidade. Com sua generosidade, publicamos notícias, artigos e até incentivamos a criação de blogs de seus membros, onde ideias registraram gratuitamente nossas experiências e opiniões. A minha era o Pé de Igualdade.
Hoje recebemos a triste notícia de que nosso querido Marcos de Sousa partiu, deixando órfãs todas as pessoas que, como ele, acreditaram que cidades melhores e mais justas passam pelo ativismo diário — nas ruas, nos espaços de debate e, sobretudo, na divulgação de ideias, desafios e boas práticas. Tudo isso chegou ao país inteiro por meio de seus textos sensíveis e precisos no Mobilize Brasil.
Meli Malatesta é Mestra e Doutora em Mobilidade Não Motorizada pela FAUUSP - consultora em políticas públicas, planejamento e projetos de Mobilidade Sustentável, professora e palestrante com especialização de Mobilidade Sustentável a pé e por bicicleta.