As redes cicloviárias das capitais brasileiras e do Distrito Federal estão expandindo – mas a velocidade é muito menor do que o usuário da bicicleta - seja para esporte, lazer ou transporte - gostaria. Segundo a Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike), entre julho de 2024 e o mesmo mês de 2025 foram implementados 4.266 km de novas vias cicláveis nas principais cidades do país, um crescimento de 5% na malha existente.
Com isso, as redes cicloviárias analisadas passaram a representar em média 2,77% do total de vias pavimentadas das 26 cidades e do Distrito Federal. A essa altura, você deve estar achando este aumento quase insignificante, mas a realidade é ainda mais dramática: houve cidades onde a ampliação foi de menos de 1%, enquanto outras chegaram a 8,3%.
”Embora haja expansão contínua, o ritmo de implantação ainda está abaixo do necessário para uma mudança mais ampla na mobilidade urbana.”, afirma a Aliança Bike em material enviado à imprensa. “Podemos compreender o quanto que se investe nos modos motorizados de transporte e o quanto temos de oportunidade para expandir a infraestrutura para ciclistas”, lembra Luiz Saldanha, diretor executivo da associação.
A pesquisa considerou apenas as estruturas segregadas e exclusivas para bicicletas, ignorando ciclorrotas e vias compartilhadas com veículos motorizados. Veja abaixo a lista das 10 capitais com as maiores redes de ciclovias e ciclofaixas de 2025, em extensão total:
- São Paulo (SP): 737 km
- Distrito Federal: 626,5 km
- Fortaleza (CE): 477,6 km
- Rio de Janeiro (RJ): 319,4 km
- Salvador (BA): 308,59 km
- Florianópolis (SC): 160,58 km [subiu 2]
- Curitiba (PR): 155,73 km
- Belém (PA): 150,58 km [desceu 2]
- Recife (PE): 132,25 km
- Belo Horizonte (MG): 116,28 km
Acesse o levantamento completo na página da Aliança Bike
Leia também:
Estrutura cicloviária em cidades do Brasil (km) - Mobilize Brasil
Ciclovias de SP podem ser concedidas à iniciativa privada
Em SP, voluntários avaliam os 735 km de ciclovias: veja os resultados
Implantação de infraestrutura cicloviária e seus efeitos: o caso da Av ...
Só a prefeitura está satisfeita com as ciclovias de São Paulo
E que tal apoiar o Mobilize Brasil?
