5,5% dos veículos são os responsáveis pela maior parte da poluição atmosférica

Estudo revela que ao lado de taxis e transporte por aplicativo, veículos mais velhos poluem mais

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Fonte: TRUE  |  Autor: Du Dias/Mobilize Brasil  |  Postado em: 08 de dezembro de 2025

Ao lado de táxis e veículos de app, são os maiores

Veículos velhos são grandes vilões das cidades

créditos: FMUSP

A frota paulistana de automóveis, veículos comerciais leves e ônibus está envelhecendo,  atingindo no ano passado uma idade média de 11 anos. aponta a “Avaliação das emissões reais dos veículos em São Paulo”. De acordo com o estudo divulgado recentemente pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e conduzido pela iniciativa The Real Urban Emissions (TRUE), estes veículos são os maiores emissores de gases poluentes, ao lado de táxis e transporte por aplicativos.

 

A conclusão partiu de um levantamento baseado em 323 mil medições por sensoriamento remoto em condições de tráfego. A justificativa é que os veículos mais antigos teriam sido projetados para atender a limites de emissões inferires aos praticados hoje, que somado à sua deterioração, muitas vezes intensificada pela falta de manutenção, aumentam consideravelmente as emissões.  

 

Taxis e Apps

O levantamento aponta ainda que veículos de uso mais intenso, como taxis e carros de aplicativo, podem emitir até 4 vezes mais poluentes do que carros particulares de modelos equivalentes, seja pela natureza de seu uso ou pela falta de manutenção adequada. 

 

PROCONVE

Embora a implementação do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE), criado em 1986, tenha estimulado a adoção de tecnologias mais limpas e levado a uma redução notável nas emissõs veiculares, as concentraçoes médias anuais de gases  como dióxido de nitrogênio (NO2) e partículas finas na Região Metropolitana de São Paulo excedem com frequencia as diretrizes da Organização Mundial da Saúde.

 

Entre as recomendações finais do estudo, destaca-se a eletrificação para os veículos de uso intensivo. Confira abaixo as demais:

 

- Programa regional ou nacional de inspeção veicular que permita identificar veículos com falhas no seu sistema de controle de emissões;

- Fortalecimento de políticas de substituição e eletrificação das frotas mais poluentes;

- Adoção de tecnologias de medição em uso real, como sensoriamento remoto;

- Avanço regulatório do PROCONVE e medidas específicas para veículos mais antigos e mais poluidores.

 

Clique aqui e acesse a íntegra do estudo. 

 

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