Prefeitura de São Paulo recebe lote de 500 novos ônibus elétricos

Coletivos foram entregues em fila na marginal Tietê, neste domingo (21). Quando nas ruas, os novos veículos evitarão a emissão de 20 milhões de litros de diesel por ano

Notícias
 

Fonte: Prefeitura de São Paulo  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 22 de junho de 2026

Ônibus posicionados em filas paralelas na Marginal

Ônibus posicionados em filas paralelas na Marginal Tietê

créditos: Divulgação PMSP

De uma só vez, a Prefeitura de São Paulo entregou na manhã deste domingo (21) um lote de 500 ônibus elétricos para operar no transporte coletivo da capital. Com o acréscimo, a cidade chega a uma frota de 1.759 veículos elétricos, sendo 1.570 modelos movidos a bateria e 189 trólebus. É a maior frota de ônibus elétricos do Brasil, informa a administração municipal.

 

Para o ato da entrega, os veículos foram posicionados em duas filas paralelas, perfazendo um trecho de mais de sete quilômetros ao longo da Marginal Tietê, na zona norte da capital. 

 

Benefícios
Para o ar da cidade, a nova frota representa uma redução de consumo de aproximadamente 20 milhões de litros de diesel por ano, e evitará a emissão anual de mais de 45 mil toneladas de dióxido de carbono (CO²), além da redução de 110,6 toneladas de óxidos de nitrogênio (NOx) e de 0,9257 tonelada de material particulado, calculam os técnicos da prefeitura. 

 

Em relação à ampliação da frota, os 500 ônibus apresentados neste domingo representam, isoladamente, um volume superior ao de toda a frota de ônibus elétricos em circulação no Brasil em 2025, estimada em cerca de 460 veículos, sem considerar a cidade de São Paulo, segundo levantamento do portal E-Bus Radar.

 

Transição energética
A expansão da frota faz parte da política pública permanente de transição energética. Pela regulamentação adotada pelo município, as concessionárias do sistema não podem mais substituir veículos que chegam ao fim da vida útil por novos ônibus movidos a diesel, acelerando gradualmente a migração para tecnologias de baixa ou zero emissão. 

 

Para viabilizar essa transformação, a Prefeitura estruturou um programa de investimentos de aproximadamente R$ 6,5 bilhões, com participação de recursos nacionais e internacionais. O lote entregue neste domingo conta ainda com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no valor de R$ 2,5 bilhões, o suficiente para apoiar a aquisição de até 1,3 mil ônibus elétricos, sendo que até o momento foram liberados R$ 1,9 bilhão. O número de veículos entregues soma agora 930. 

 

Desde 2023, o total do crédito aprovado pelo BNDES para ônibus elétricos no país soma mais de R$ 5 bilhões, em projetos com os municípios de Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e São Paulo, com os estados do Espírito Santo e Bahia, e com operadores privados. Juntos, eles envolvem a aquisição de 2.191 veículos, que representam potencial de redução de emissões de mais de 150 mil toneladas de CO² ao ano. Os financiamentos, através de linha Finame, alavancam R$ 7 bilhões em investimentos.

 

No caso de Belo Horizonte, por exemplo, na última sexta-feira (19) a Prefeitura anunciou a compra de 100 ônibus elétricos para reforçar o transporte coletivo da capital mineira. A previsão é que os dez primeiros veículos sejam entregues até o fim de 2026 e os demais devem chegar de forma gradual até 2027.

 

Fabricantes
Neste lote, cerca de 450 carrocerias foi produzida pela Caio. A BYD forneceu 265 chassis dos novos ônibus elétricos do total de 500 entregues para a capital paulista neste domingo. A entrega é composta por unidades dos modelos D9W e do superarticulado BC22.

 

Segundo a BYD, o destaque da nova frota é o BC22 que incorpora a bateria Blade, tecnologia proprietária também presente nos carros da marca. Além dessas fabricantes, 142 ônibus elétricos do lote foram entregues pela Eletra, empresa responsável pela integração dos sistemas de tração elétrica dos veículos, em parceria com fabricantes de chassis e carrocerias. 

 

Leia também:
São Paulo supera a marca de mil ônibus elétricos mas meta ainda está distante
Características da oferta de ônibus elétricos no Brasil
Distrito Federal testa ônibus escolar elétrico na rede pública
Grande Recife debate e aguarda a eletrificação do transporte coletivo

Apoie o Mobilize Brasil

 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário