Manifesto do ciclismo urbano

O jornal britânico The Times promoverá um debate, ainda este mês, para discutir maneiras de incluir, cada vez mais, a bicicleta como meio de transporte

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Fonte: Go Outside  |  Autor: Da Redação  |  Postado em: 08 de fevereiro de 2012

Ciclistas atravessam ciclovia em Londres

Ciclistas atravessam ciclovia em Londres

créditos: Divulgação

Uma jornalista do The Times chamada Mary Bowers se envolveu em um grave acidente enquanto pedalava por Londres. Enquanto ela se recupera, o respeitado periódico do Reino Unido comprou a briga em favor dos ciclistas. Na verdade a briga é para tentar fazer com que Londres se torne um exemplo de cidade adequada para transporte com bicicleta.



Segundo o jornal, já houve mais de dez acidentes fatais só este ano em todo o Reino Unido. Em Londres, os vilões são os motoristas agressivos. E, com o aumento do número de ciclistas nas ruas, também cresceu o número de acidentes.   

     

O acidente que envolveu a jornalista Mary foi a gota d’água para o The Times lançar publicamente uma campanha que visa melhorar a segurança dos ciclistas urbanos. Além disso, o jornal promoverá um debate, ainda este mês, para discutir maneiras de incluir, cada vez mais, a bicicleta como meio de transporte. 



Até o embaixador da Holanda (um dos países que mais incentivam o uso da bicicleta) no Reino Unido, Pim Waldeck, já se manifestou a respeito. “Nós estamos impressionados e encorajados com o manifesto do Times para que cidades se adaptem ao máximo ao ciclismo”, disse. Leia abaixo um resumo dos "mandamentos".



1. Caminhões que entrem em centro urbano devem ter espelhos extras e barras de seguranças para evitar que ciclistas entrem embaixo das rodas.  



2. Os 500 cruzamentos mais perigosos devem ser identificados, redesenhados ou equipados com semáforos para ciclistas.  



3. Uma auditoria nacional de ciclismo será necessária para descobrir quantas pessoas pedalam no meio urbano na Grã-Bretanha, e como os ciclistas são mortos ou feridos, a fim de apoiar a segurança dos ciclistas.



4. Uma porcentagem da arrecadação da Agência de Rodovias deve ser canalizada a projetos que visam a ampliação de ciclorrotas. A cada ano, as cidades também devem avaliar a qualidade da prestação de serviço ao ciclismo. 



5. A formação de motoristas e ciclistas deve privilegiar a segurança no trânsito e se tornar parte essencial no exame de condução de veículos.



6. O limite de velocidade de carros em áreas residenciais deve ser de 32 km/h.

 

7. Empresas devem ser convidadas a patrocinar ciclovias, assim como ampliar esquemas de aluguel de bicicletas em Londres, a exemplo do sistema Barclays, de compartilhamento de bikes.



8. Cada cidade, mesmo aquelas sem uma bicicleta, deve nomear um comissário para aprovar as reformas referentes à adaptação do aglomerado urbano ao ciclismo.

 

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