Governador de São Paulo deve anunciar ampliação do horário da linha 4

Mudança será divulgada durante vistoria em obra de integração com a CPTM.

Notícias
 

 |  Autor: R7  |  Postado em: 28 de junho de 2011

Trem da linha 4-amarela

Trem da linha 4-amarela

créditos: Luis. F Gallo

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), deve anunciar nesta quarta-feira (29) a ampliação do horário de funcionamento da linha 4-Amarela do Metrô.

A mudança deverá ser divulgada durante a visita dele e do secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, às obras da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) na estação Pinheiros, na zona oeste da capital paulista. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Via 4-amarela, concessionária que administra a linha mais nova do Metrô.


O novo horário de funcionamento, entretanto, não foi divulgado pelo Governo do Estado de São Paulo. A ViaQuatro afirmou, nesta terça-feira (28), não saber até que o horas as estações da linha irão começar a funcionar. A empresa disse, porém, que “está preparada para operar no horário que governo estadual determinar”.

A linha 4-Amarela funciona em horário de testes desde sua inauguração, em maio de 2010. Inicialmente, as estações funcionavam das 8h às 15h. Desde o dia 2 de maio deste ano, a abertura das estações foi antecipada para as 4h30. Pouco antes disso, em março, o secretário Fernandes já havia anunciado que o horário de fechamento das estações da linha 4 seria ampliado até a 0h30 ainda no primeiro semestre deste ano.

Escadas rolantes

A visita do governador e do secretário de Transportes Metropolitanos acontecerá para a inauguração de novas instalações da CPTM na estação Pinheiros. A partir desta quarta-feira, os passageiros poderão fazer a integração entre o Metrô e os trens da CPTM por meio de quatro escadas rolantes e um elevador específico para deficientes, idosos, pessoas com crianças de colo e gestantes.

Linha 4-Amarela

Anunciadas em abril de 2004, as obras da linha 4-Amarela do Metrô começaram de fato em 2007, após intenso processo de desapropriação das áreas que receberam as estações. Ao todo, o trajeto deverá ter cerca de 12,8 km, ligando a região da Luz, no centro da cidade, ao Morumbi, na zona sul.

O projeto prevê 11 estações, que vão passar pelas regiões da Consolação, Butantã e Pinheiros. A previsão é de que toda a linha esteja funcionando até a metade de 2014.

Problemas

A construção da linha 4-Amarela do Metrô foi marcada por diversos problemas. O mais grave deles ocorreu justamente nas obras da estação Pinheiros em 12 de janeiro de 2007. A área desabou, formando uma cratera gigante e matando sete pessoas. As buscas pelas vítimas duraram 13 dias. Os mortos identificados foram o motorista do micro-ônibus tragado pela cratera, Reinaldo Aparecido Leite, de 40 anos; o cobrador, Wescley Adriano da Silva, de 22 anosa passageira Valéria Alves Marmit, de 37 anos, e o funcionário público Marcio Rodrigues Alambert, de 31 anos. Uma pessoa que passava pelo local no momento do desastre, a aposentada Abigail Rossi de Azevedo, de 75 anos, o office-boy Cícero dos Santos, de 60 anos, e o motorista Francisco Sabino Torres, de 48 anos, funcionário da obra, também morreram.

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário