Secretário de transportes irá anunciar Metrô até Taboão da Serra

O Secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Jurandir Fernandes, irá visitar nesta quinta-feira, dia 3, o pátio de manobras do Metrô na Vila Sônia

Notícias
 

Fonte: Portal O Taboanense  |  Autor: Eduardo Toledo  |  Postado em: 03 de maio de 2012

O secretário Jurandir Fernandes que visita as obra

O secretário Jurandir Fernandes

créditos: Divulgação

Ele irá anunciar a expansão da linha 4 até Taboão da Serra. A expectativa é que Jurandir dê detalhes do projeto, e prazo para a conclusão das obras.

 

Em dezembro, durante evento em Juquitiba, o governador Geraldo Alckmin disse em entrevista exclusiva ao Portal O Taboanense que ele havia determinado a contratação de dois projetos, essenciais para detalhar por onde a linha irá passar, o número e locais das estações e também o número de usuários atendidos. 

 

“Nós já determinamos a contratação do projeto funcional e do projeto executivo, que é a primeira etapa e vamos fazer isso imediatamente”, afirmou o governador em dezembro do ano passado.

 

Na ocasião, Alckmin afirmou que a estação em Taboão da Serra não estava prevista no projeto inicial, mas que com a expansão até a Vila Sônia, a cidade seria contemplada com o Metrô. A expectativa agora é em relação ao contrato de licitação. “Se for possível fazer no próprio contrato da linha 4, fica mais fácil. Senão nós vamos relicitar e fazer esse pedaço, mas é nosso compromisso fazê-lo. Por isso nós vamos, pra ganhar tempo, fazer o projeto funcional e projeto executivo da Vila Sônia até Taboão”, garantiu Alckmin.

 

Durante a visita de Jurandir Fernandes a região, será anunciada a forma com que será feita a construção do trecho, que pode até mesmo ser feita através de uma Parceria Público-Privada (PPP). “O que nós estamos fazendo agora é o funcional para saber realmente qual o traçado dela, como ela vai chegar a Taboão da Serra e quantas estações nós vamos fazer”, disse Fernandes. 

 

Linha moderna

 

A linha 4 do Metrô que irá atender, no futuro, os moradores de Taboão da Serra, é uma das mais modernas. A primeira novidade é que os trens circulam sem operadores, todas as manobras são controladas do pátio Vila Sônia. Todos os vagões têm passagens livre entre os trens, possibilitando mais conforto e evitando aglomerações nos horários mais movimentados. Os trens possuem também ar-condicionado, som ambiente e painéis informativos eletrônicos.

 

No terminal Paulista esteiras facilitam a movimentação dos passageiros. A tendência é que outras estações da linha também sigam o mesmo padrão. Outra boa novidade é que cada parada terá pontos de conexão a internet wi-fi (sem fio) gratuitamente para os usuários do Metrô. Já dá pra navegar enquanto se espera o próximo trem, que o Governo do Estado promete que será bem curto entre as viagens.

 

Outra novidade já implantada nas novas estações do Metrô é o moderno sistema de segurança. Paredes de vidro vão impedir que os usuários sofram acidentes nas plataformas. Essas paredes se abrem apenas com a chegada dos trens.

 

Leia também:

 

Pedágio urbano à R$4 em São Paulo ainda é atraente aos motoristas de carro 

Conheça as linhas da lentidão em São Paulo 

Ônibus atrai menos novos passageiros que trem e metrô em SP 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário