Expresso Mulher: Proposta de ônibus só para mulheres será analisada em Campinas

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) tem 30 dias para analisar uma proposta que pretende reservar ônibus exclusivos para as mulheres

Notícias
 

Fonte: Blog Meu Transporte  |  Autor: Clayton Leal  |  Postado em: 17 de maio de 2012

A iniciativa pretende reduzir os casos de assédio

A iniciativa pretende reduzir os casos de assédio

créditos: Divulgação

A iniciativa, da comerciante Neusa Concetta, teve 1.470 assinaturas e foi entregue para o secretário de Transportes, André Aranha Ribeiro, na segunda-feira (14).

 

Segundo a assessoria da Emdec, se a reivindicação for acatada, necessita ainda de uma alteração contratual com as empresas de transporte público da cidade e uma aprovação orçamentária na Câmara de Vereadores para entrar em vigor.

 

Expresso Mulher

 

A iniciativa pretende reduzir os casos de assédio sexual nos veículos do transporte público e foi batizada de "Expresso Mulher". A ideia é que a prefeitura disponibilize um veículo com identificação diferenciada no trajeto que liga o Terminal Campo Grande ao Terminal Central.

 

A reinvidicação surgiu após as reclamações constantes de passageiras que desembarcam no Terminal Campo Grande. "Elas passam por aqui revoltadas com a situação que são submetidas nos ônibus", comenta Neusa, que é dona de um mercado próximo ao terminal.

 

Reclamações 

 

O relato da dona de casa Vânia Barroso é mais grave. "Um homem já chegou a ficar quase sem roupas perto de mim. Comecei a gritar e ele desceu em seguida", conta. A revolta das passageiras, porém, geralmente passa despercebida, segundo Neusa. "Elas sentem que não tem com quem reclamar", diz a idealizadora.

 

A separação entre homens e mulheres no transporte público não é inédita no país. No Rio de Janeiro, vigora uma lei desde 2006 que garante exclusividade às mulheres em um dos vagões de metrô da cidade durante a semana em horários de pico.

 

Informações: G1.globo.com

 

Leia também:

 

Transporte em São Paulo: usuários crescem mais de 1 Campinas 

Em Campinas (SP) ciclofaixas de lazer do Centro e Ouro Verde ficam abertas no domingo 

Cidades da Região Metropolitana de Campinas serão alvo de pesquisa sobre transporte público

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário