A dois anos da Copa, mobilidade é problema em Manaus

Arena da Amazônia está com 41% concluída. Enquanto isso, BRT e monotrilho seguem a passos lentos

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Fonte: G1 AM  |  Autor: Adneison Severiano  |  Postado em: 12 de junho de 2012

41% dos trabalhos da Arena da Amazônia foram concl

Obra da arena em dia; mobilidade não

créditos: Silvio Lima / Globoesporte

 

Nesta terça-feira (12), restarão exatos dois anos para o início da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. O período representa também o prazo limite para que as obras do Mundial estejam totalmente finalizadas.

 

Na contagem regressiva para o maior evento esportivo do Mundo, o G1 preparou um balanço das obras de construção da Arena da Amazônia e um levantamento das ações de mobilidade urbana executadas até momento, em Manaus.

 

Enquanto as obras para a Arena da Amazônia transcorrem sem atrasos, com 41% das obras concluídas, o setor de mobilidade urbana continua a passos lentos, com os trabalhos do monotrilho e Bus Rapid Transit (BRT) ainda em fase de processo contratual. O investimento total para Manaus está orçado em mais de R$ 2,8 mi. 

 

Avanços no estádio da Copa em Manaus

De acordo com o coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP Copa) no Amazonas, Miguel Capobiango, o último levantamento realizado na semana passada, aponta que 41% dos trabalhos de construção da Arena da Amazônia já foram concluídos.

 

A Andrade Gutierrez, empresa responsável pelas obras da Arena da Amazônia, divulgou que a fase atual consiste na execução das estruturas de concreto. Em maio, teve início os trabalhos em um novo pavimento do estádio: o "nível 0", por onde será feito o acesso dos torcedores a Arena Amazônia.

 

Mobilidade Urbana

Entre as ações e melhorias previstas para a Copa-2014 no que se refere ao setor de mobilidade urbana, Manaus terá dois projetos complementares que totalizam a construção de 40 km, distribuídos para a linha férrea de transporte terrestre sob trilhos, o monotrilho, e a construção da estrutura utilizada pelos Bus Rapid Transit (BRT). O projeto está orçado em  R$ 1,4 bilhão.

 

A diretoria da UGP Copa/AM, informou que o processo encontra-se na fase contratual. “Os tramites do processo de licitatório foi concluído, estamos agora na fase de preparação dos contratos para a construção das linhas que serão utilizados no Monotrilho e do BRT”, revelou o coordenador.

 

Investimentos

Conforme o Panorama Geral de Investimentos para Copa do Mundo divulgado pelo TCU, a consolidação global dos gastos estimados com os estádios e infraestrutura somam mais de R$ 27,4 bilhões, o que inclui a previsão de investimento em telecomunicações de cerca de R$ 400 milhões.

 

O Tribunal de Contas da União aponta que Manaus tem investimentos estimados com mobilidade urbana de mais de R$ 1,8 milhão, 532 milhões de reais somente com as obras da Arena da Amazônia, R$ 394 milhões para melhorias no Aeroporto Internacional de Manaus/Eduardo Gomes e R$ 89 milhões com Portos e Telecomunicações.

 

O investimento total para Manaus é orçado em mais de R$ 2,8 milhões. Entre as cidades-sedes da Copa do Mundo 2014, Manaus é terceira sede no ranking de investimentos, concentrando 10,4% do volume global de recursos. Já no primeiro e segundo lugares do volume de investimentos estão São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente 22,6% e 13,9%.

 

 

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