Governo lança edital para viabilizar VLT da Região Metropolitana de Maceió

Empresas interessadas em participar da PPP têm 20 dias para formalizar pedidos de autorização ao Conselho Gestor

Notícias
 

Fonte: Tribuna Hoje  |  Autor: Agência Alagoas  |  Postado em: 27 de julho de 2012

VLT deve ligar parte alta ao Centro de Maceió

VLT deve ligar parte alta ao Centro de Maceió

créditos: Divulgação

 

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), publica, nesta quinta-feira (26), o edital de chamamento público para empresas interessadas em participar da Parceria Público-Privada (PPP) que vai viabilizar a instalação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Região Metropolitana de Maceió.

 

A convocação garante a entrada no  processo de elaboração de Projetos Básicos e Estudos de Viabilidade de empreendimento  para o desenvolvimento, implantação, construção e operação do VLT. As empresas têm o prazo de vinte dias para formularem seus pedidos de autorização ao Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas.

 

De acordo com o edital, após autorização concedida pelo Conselho, coordenado pela Seplande, as empresas terão o prazo máximo de 150 dias para entregarem seus projetos. As construtoras OAS e Queiroz Galvão, que propuseram a realização desse processo, já encaminharam suas solicitações de autorização.

 

“Denominamos como Projeto de Mobilidade Urbana essa ação que vai trazer inúmeros benefícios para os alagoanos, principalmente aqueles que necessitam de transporte público para exercer suas atividades diárias. O VLT abrangerá a área entre o centro da cidade de Maceió até o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, oferecendo um serviço com conforto e qualidade para os usuários”, explica o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes.

 

Como participar

Os interessados em obter a autorização devem encaminhar seus requerimentos por escrito, considerando o disposto no art. 9º do Decreto Estadual nº 16.879/2011, endereçados à Unidade de PPP, na sede da Seplande, localizada na Rua Cincinato Pinto, nº 503, Centro.

 

Para conferir o edital de chamamento público e mais informações os interessados podem acessar o seguinte endereço eletrônico: www.seplande.al.gov.br; enviar e-mails para: ppp.al@seplande.al.gov.br ou falar pelos telefones (82) 3315 1572. Os pedidos devem ser encaminhados no período das 8h às 17h.

 

Projeto

A implantação do Veículo Leve sobre Trilhos de Maceió visa trazer uma reorganização do transporte coletivo dos sistemas metropolitano e do município, integrando de forma direta toda a movimentação dos transportes públicos.

 

“Existe uma necessidade de reduzir a quantidade de ônibus circulando na cidade de Maceió e descongestionar o trânsito na Avenida Fernandes Lima, onde milhares de carros trafegam diariamente. O objetivo é atender de forma adequada os deslocamentos da população”, explica o secretário Luiz Otavio Gomes.

 

O VLT vai oferecer aos passageiros um transporte moderno, com baixo impacto energético que consome 2,6 vezes menos energia que os ônibus, representando um investimento com alta rentabilidade econômica. 

 

Estão previstas a construção de 17 estações para o VLT, que possibilitam o pagamento antes do embarque, fator que reduz o tempo de deslocamento, garantindo maior velocidade e eficiência operacional no eixo de implantação do sistema.

 

Itinerário

O traçado do VLT da região Metropolitana foi subdividido em quatro trechos, que totalizam 20,6 km de via permanente. O primeiro liga o Terminal Central até o Terminal Integrado da Praça do Centenário, onde se inicia o segundo trecho que vai até a Estação Ibama, terminal que leva o usuário até o Tabuleiro dos Martins, local de início do quarto trecho, finalizado no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares.

 

A estação central estará integrada com a Estação Maceió da CBTU, por meio de sistema de micro-ônibus.

 

Leia também:

Buracos no calçadão do Centro de Maceió ameaçam pedestres 

Após vistoria, quinta unidade do VLT estará nas ruas até fim deste mês 

Técnico prevê caos no trânsito de Maceió daqui a quatro anos 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

edmilson s almeida - 23 de Agosto de 2014 às 21:50 Positivo 0 Negativo 0

muito bom ver pessoas lutando pela uma alagoas melho espero que um dia quando eu volta para minha terra natal  eu possa anda neste trem

Clique aqui e deixe seu comentário