Em São Paulo poucos motoristas respeitam travessia segura

Mesmo com o lançamento do programa de proteção a pedestres, a CET constatou que 9 de cada 10 veículos na região central continuam ignorando a regra.

Notícias
 

 |  Autor: Destak  |  Postado em: 07 de junho de 2011

O Programa de Proteção ao Pedestre

O Programa de Proteção ao Pedestre

créditos: Luciana F. Batista/Secom

O levantamento da CET foi realizado duas semanas após o lançamento do programa de proteção ao pdestre e mostrou que ele ainda não surtiu efeito entre os condutores.

No caso do uso da seta na hora de fazer a conversão, o índice melhorou. Na pesquisa anterior, metade não a usava. Na pesquisa recente, seis de cada dez estão usando.

A CET observou 772 veículos na travessia e 2.677 na conversão, além de entrevistar 401 condutores e 400 pedestres, para avaliar a percepção deles antes e após a campanha. Quem dirige continua afirmando que dá passagem e que usa seta na conversão. Os pedestres se sentiram um pouco menos desrespeitados, mas a queda ainda está dentro da margem de erro da pesquisa.

Mãozinha para pedestre

Ontem, fiscais da CET usaram placas com mãos para incentivar o uso do "Gesto do Pedestre", criado há dez dias - em que quem atravessa estende o braço para pedir que o veículo pare antes da faixa, se não houver semáforo.

Eles estavam na região central, que faz parte da Zona de Máxima Proteção ao Pedestre, criada na campanha. Em breve, outras devem surgir em Santana, Brás, Lapa, Penha, Santo Amaro e Pinheiros.

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário