Prefeitura de Pelotas apresenta projeto de Mobilidade Urbana em Brasília

Equipe da Prefeitura de Pelotas estará em Brasília, nesta terça-feira (4), para apresentar o projeto desenvolvido para o Município dentro do programa Mobilidade Urbana

Notícias
 

Fonte: Prefeitura de Pelotas  |  Autor: Joice Lima  |  Postado em: 04 de dezembro de 2012

Pelotas já possui faixa exclusiva de ônibus

Pelotas já possui faixa exclusiva de ônibus

créditos: Janine Tomberg / Arquivo ASCOM

 

“Nesta reunião com técnicos do Ministério dos Transportes, vamos explicar o nosso projeto e ouvir a opinião deles, que podem contribuir com sugestões para aprimorá-lo”, antecipa o secretário-executivo da Unidade Gerenciadora de Projetos (UGP) da Prefeitura, Jair Seidel, que na ocasião estará acompanhado pelo arquiteto Guto King, da Secretaria de Gestão Urbana (SGU), e pelo superintendente de Trânsito da Secretaria de Segurança, Transportes e Trânsito (SSTT), engenheiro Flávio Al-Alam.

 

Orçado em R$ 70 milhões, com 10% de contrapartida da Prefeitura, o projeto prevê corredores de ônibus, pavimentação, ampliação de calçadas, paradas de ônibus, ciclovias e acessos para pessoas com deficiências. “São investimentos que buscam melhorar a mobilidade em toda a zona urbana de Pelotas, fundamentalmente as condições de trafegabilidade e acessibilidade do transporte coletivo e ampliação de ciclovias, propiciando maior conforto e segurança tanto aos pedestres quanto motoristas e ciclistas”, ponderou Seidel.

 

O secretário-executivo da UGP explica que após os ajustes finais – que podem ocorrer, dependendo das sugestões que surjam na reunião de amanhã – a Prefeitura enviará os projetos básicos ao Ministério dos Transportes e, uma vez aprovados, o projeto será encaminhado à Caixa Econômica Federal, que faz a liberação dos recursos, para posterior andamento dos processos licitatórios e assinatura de contratos.

 

Seidel recorda que a Integração Tarifária e a licitação do Transporte Coletivo, em Pelotas, são outras medidas complementares importantes nesta área. A Integração Tarifária, cuja implantação gradativa deve começar em breve, vem para facilitar o deslocamento e diminuir os gastos com transporte daqueles trabalhadores que normalmente teriam que tomar dois ônibus para chegar ao local de trabalho. A licitação do Transporte Coletivo, que está em andamento, deve trazer melhorias das condições dos veículos – já que determina a reposição da frota.

 

Leia também:

Mobilidade urbana é tema de debate em Pelotas 

Conheça o Observatório da Mobilidade Urbana de Pelotas - RS 

Mobilidade urbana em debate no sul país 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário