Conheça o Observatório da Mobilidade Urbana de Pelotas - RS

"Jamais na história da cidade houve uma reflexão tão forte no que diz respeito à outras formas de promoção da qualidade de vida da população"

Notícias
 

Fonte: Pedal Curticeira  |  Autor: Leandro Karam  |  Postado em: 14 de maio de 2012

GEHL ARQUITETS: uma das principais referências de

GEHL ARQUITETS: uma das principais referências

créditos: Divulgação

Em setembro do ano passado, um grupo de profissionais envolvidos com as questões de trânsito e mobilidade participou da Mesa Redonda sobre Mobilidade Urbana Sustentável, promovido pelo SEST/SENAT, com o propósito de discutir o âmbito local e vislumbrar soluções práticas que ajudem a equalizar os tantos conflitos que convivemos a cada dia em meio às ruas com tantos veículos disputando freneticamente o seu espaço.

 

Poderia ser visto por muitos céticos como mais uma daquelas tentativas infrutíferas de se fazer algo positivo para a cidade e poderiam pensar que mais uma vez, este tipo de “investida” esbarraria nas teias de aranha da estagnação e da velha política de interesses partidários ou de promoção e estímulo à indústria automobilística, bem como ao uso de transportes individuais e poluentes, justamente os elementos de maior colaboração para que o trânsito que vivemos hoje caminhe no sentido do caos urbano, nossa atual realidade.

 

Mas tudo é uma questão de contexto. Jamais na história da cidade houve uma reflexão tão forte no que diz respeito à outras formas de promoção da qualidade de vida da população, e isso não se restringe apenas ao trânsito, mas à mobilidade e qualidade de vida como um todo.

 

Trata-se de um grupo de voluntários comprometidos com a observação, estudo e elaboração de soluções para o desenvolvimento da Mobilidade Urbana de Pelotas. Baseados nos princípios da sustentabilidade, este grupo busca dialogar e envolver o poder público e privado para o desenvolvimento de uma cidade com o foco no bem-estar de sua população, privilegiando o transporte limpo e coletivo em detrimento do transporte motorizado e individual.

 

Esta visão de política possibilita caminharmos em direção a um futuro, a médio e longo prazo, que privilegie o bem-estar das pessoas. Por estas razões, o grupo escolheu ser batizado comoOBSERVATÓRIO DA MOBILIDADE URBANA DE PELOTAS e convida toda a população a se envolver e discutir questões de interesse público referentes à Mobilidade Urbana. Com isso, convocamos toda a população a expor suas idéias e percepções da cidade de Pelotas em nossos espaços virtuais e reais, no intuito de agregar força para que os futuros prefeitos da cidade se apoiem em nossos estudos e envolvimento com os munícipes, para desenvolverem ações que não fujam ao interesse “PÚBLICO” de uma cidade melhor para TODOS.

 

Sabendo da dificuldade de recursos que a prefeitura possui para abarcar sozinha esta missão e com a devida qualidade, o OBSERVATÓRIO conta com técnicos (servidores públicos) das Secretarias Municipais de Segurança e Trânsito, Gestão Urbana e de Obras, Universidades e instituições como Sest/Senat, Grupo Curticeira e movimentos pró-bicicleta como o Mubpel.

 

O grupo tem se reunido com os prefeituráveis para apresentar seus princípios, objetivos e formas de ação, com o intuito de, independentemente do partido que seja a próxima administração municipal, que se dê continuidade às ações previstas ainda para este ano, como a revitalização da Av. Fernando Osório, manutenção e melhoramento de ciclovias e ciclofaixas já existentes, bem como a implementação efetiva do Plano Cicloviário de Pelotas, recentemente premiado em Brasília, porém, ainda em sua maior parte exista apenas no papel.

 

Um dos principais frutos destas ações foi a conquista de uma AUDIÊNCIA PÚBLICA sobre MOBILIDADE URBANA, a ser realizada no dia 26 de maio (sábado) na Câmara dos Vereadores de Pelotas.

 

É de extrema importância que o maior número possível de pessoas possam estar presentes nesta ocasião, pois o objetivo é apresentar à população o que está acontecendo HOJE em relação à Mobilidade e quais são as idéias e práticas que estão sendo feitas para que, no futuro próximo, tenhamos mudanças contundentes neste cenário.

 

Quanto maior o envolvimento da comunidade, maiores serão os resultados. Então, no dia 26 deste mês, pegue a sua bicicleta e pedale até a Câmara dos Vereadores para se informar sobre a sua cidade. Sairão grupos de bicicleta dos bairros em direção à Audiência, no centro.

 

Leia também:

 

O Brasil precisa investir mais em mobilidade urbana e transporte, diz Ipea 

Calçadas devem compor um sistema, afirma especialista em São Paulo 

Recife terá transporte fluvial no rio Capibaribe 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário