Usuário de estação de trem em SP vai tocar piano ao usar escada

Em um dia comum, a ida ao trabalho começa com você tocando piano

Notícias
 

Fonte: Folha de S. Paulo  |  Autor: Olívia Florência  |  Postado em: 08 de janeiro de 2013

Escada interativa transforma degraus em teclados c

Escada interativa transforma degraus em teclados com som

créditos: Eduardo Knapp/Folhapress

 

Na estação Osasco da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), os degraus de uma escada reproduzem algumas teclas do instrumento e cada um deles responde à pisada com um som.

 

Se os passos na escada forem sincronizados é possível até "dedilhar" um Chopin com os pés, segundo os responsáveis pelo projeto.

 

Os 34 degraus sonoros, de um total de 42 da escada, já chamavam a atenção ontem. Um teste na escada-piano, que ainda estava fechada, despertou a curiosidade de quem utilizava as escadas rolantes ao lado.

 

A vendedora Nádya Munis, 18, observava a brincadeira e disse que também queria experimentar.

 

"Muito legal! É uma boa forma de incentivo. Eu curti. Agora vou começar a subir pela escada e ver se chamo uns amigos pra tocar", diz.

 

Inspiração sueca

A ideia da escada veio da longínqua Suécia. O site The Fun Theory reúne ideias que visam melhorar o comportamento das pessoas e a cada ano escolhe uma delas.

 

Em 2009 a ideia vencedora foi a escada-piano, instalada no metrô de Estocolmo. Aqui, a escada será aberta ao público oficialmente hoje e ficará por lá até 24 de fevereiro (o sistema de som é removível). De segunda a sexta, a escada funcionará das 9h às 22h. Nos fins de semana, das 9h às 19h.

 

Numa estação por onde circulam cerca de 120 mil pessoas por dia, a iniciativa é um estímulo ao exercício.

 

"A ideia é incluir a atividade física na vida das pessoas. Além do esporte e da academia, existe a atividade na rotina das pessoas", diz Marcelo Paulino, do Sesc Osasco, unidade responsável pela instalação. O custo final da iniciativa não foi divulgado.

 

Rodrigo Barbosa, da empresa Zoomb, desenvolvedora do projeto, disse que a instalação partiu do zero.

 

"Os caras [suecos] fizeram do jeito deles, a gente desenvolveu um nosso. Fizemos um software e um hardware (teclas e caixas que recebem os sinais das teclas) exclusivos para a instalação."

 

Os irmãos Vinícius, 13, e Mateus Mota, 9, testaram a escada piano antes e aprovaram. "Achei bem divertido", disse Mateus. "Como a gente vive disputando, vai ser legal. A gente vê quem consegue tocar uma música primeiro", disse Vinícius.

 

Leia também:

Em São Paulo, Programa de Proteção ao Pedestre reduz em 27% as mortes por atropelamento 

BID empresta US$ 125 mi para melhorar mobilidade em São Bernardo do Campo 

Morte de pedestre cai 45% no centro de SP após campanha da CET 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário