SP: Kassab apresenta projeto da Nova Luz; conclusão, só em 2026

Previsão é de que as obras comecem no ano que vem

Notícias
 

 |  Autor: Terra.com  |  Postado em: 12 de agosto de 2011

Kassab

Kassab

créditos: Aloísio Maurício/Terra

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, apresentou na manhã desta quinta-feira na sede do Executivo municipal, a versão consolidada do Projeto Nova Luz, que prevê a requalificação de 45 quadras e duas praças da região, localizada no centro da capital paulista. Dividido em cinco fases, o projeto só deverá sair completamente do papel em 15 anos. A previsão é de que as obras comecem no ano que vem.

Pelo projeto, a primeira fase - que será aplicada nos maiores lotes - deverá ser iniciada logo após a concessão e ser concluída em cinco anos. A partir daí, as outras quatro fases estão previstas para durar 30 meses cada, ou seja, dois anos e meio.

O projeto prevê que proprietários e comerciantes poderão se unir para realizar as intervenções nos imóveis de uma quadra por conta própria, desde que atendam às diretrizes do projeto urbanístico. Estudos apontam que pelo menos 380 famílias terão suas moradias realocadas.

De acordo com Kassab, a partir de agora, começa o processo de licitação para a definição da concessionária que ficará responsável pela obra. "Todos sabem que o processo de licitação é moroso, feito por etapas, mas tenho uma expectativa que no ano que vem teremos o início das obras. Tomara que seja ainda no primeiro semestre", afirmou.

Kassab disse que as pessoas que moram na região vão continuar morando lá. "Serão disponibilizadas moradias à medida que as desapropriações forem acontecendo", afirmou.

O projeto urbanístico prevê a criação de uma malha de ciclovia de 7,3 km de extensão, melhores acessos dos pedestres às estações de metrô e trem, alargamento das calçadas e acessibilidade universal. Também estão previstos pelo menos 6 mil m² de novas praças e áreas livres.


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário