As 5 cidades com melhor transporte público. Metrô é a base

Tóquio, Nova York, Londres, Paris e Moscou estão no topo da lista da mobilidade

Notícias
 

Fonte: The City Fix Brasil  |  Autor: Priscila Pacheco  |  Postado em: 20 de maio de 2013

Tokio Metro Map

Tóquio: melhor sistema de transporte do mundo

créditos: metro maps

 

O Inhabitat, blog ligado ao Boston Architectural College, fez uma lista com as cinco cidades que mais se destacam quando o assunto é transporte coletivo de qualidade. O ranking utilizou como critérios o conforto, conveniência, eficiência, limpeza, rapidez e facilidade de utilização dos serviços. Confira a lista, reproduzida pelo site The City Fix Brasil.


1º lugar: Tóquio 

A capital japonesa é uma das maiores cidades do mundo e tem o sistema de transporte mais complexo – e completo – do mundo: metrô, VLT (bondes), trens urbanos, ônibus e balsas que fazem cerca de 30 milhões de viagens diárias. O transporte público é a espinha dorsal da cidade e a primeira opção da população para se deslocar. Veja as estações mais movimentadas do metrô de Tóquio (dados de 2007), que somavam 14,4 milhões de passageiros:

  • Shinjuku: 3,64 milhões
  • Ikebukuro: 2,71 milhões
  • Shibuya: 2,18 milhões
  • Yokohama: 2,09 milhões
  • Tokyo: 1,12 milhões
  • Shinagawa: 0,91 milhões
  • Takadanobaba: 0,90 milhões
  • Shimbashi: 0,85 milhões 

 

2º lugar: Nova York

Imagem

Linha 7 Queens do metro de Nova York
(foto: yournewyork.ru)

Na maior cidade dos EUA, as possibilidades de locomoção são muitas: ônibus, trem, metrô, bicicletas, balsas e até faixas exclusivas para pedestres fazem da cidade um dos melhores lugares do mundo para se deslocar utilizando o transporte público. Todos os sistemas funcionam 24 horas por dia, de forma a atender toda a demanda da cidade.

 

3º lugar: Londres
 

 
O "tube" de Londres:
 (foto: www.smh.com.au )

A cidade do Big Ben tem o maior e mais antigo metrô do mundo. O Metropolitano de Londres, ou London Underground, que começou a operar 1863, ainda hoje é um dos mais eficientes, com 268 estações e cerca de 400 km de extensão. Além disso, a capital inglesa conta com uma vasta rede de ônibus, trens na superfície e bondes suburbanos que garantem a mobilidade diária da população londrina.

 

4º lugar: Paris


 

 Paris, estação do metrô Champs Ellysees, anos 1950


Independentemente de em que lugar de Paris você esteja, é possível encontrar uma estação de metrô a cada 500 metros: são pelo menos 300 espalhadas pela cidade, interligando todas as áreas. E, para que as pessoas possam completar seus trajetos da melhor forma possível, a capital francesa ainda tem um sistema de aluguel de bicicletas com 1.400 estações.

 

 

5º lugar: Moscou

 

Metrô de Moscou: o mais pontual


Apesar de inaugurado há quase oitenta anos, em 1935, o sistema da capital russa é um dos mais pontuais do mundo. Mais de 8 milhões de passageiros utilizam diariamente o sistema ferroviário de Moscou, que tem 305 km de extensão.

 

 Este texto foi publicado originalmente no site The City Fix Brasil.

 

Leia também:

Metrô de Praga quer habilitar vagão para encontros 

Guarulhos (SP) testa ônibus articulados 

Chineses visitam o Brasil para trocar experiências sobre o espaço urbano 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Daniel - 26 de Janeiro de 2014 às 13:45 Positivo 6 Negativo 1

É lamentável que no estado de Pernambuco tendo Recife como capital e 14 municípios constituindo a região metropolitana. Apenas 5 municípios são contemplados com a malha ferroviária como meio de transporte publico.  Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe

toshi - 11 de Setembro de 2013 às 14:15 Positivo 11 Negativo 0

resumindo, maior população e sistema de transporte urbano mais eficiente do mundo. poxa, qual a dificuldade de são paulo fazer um planejamento de mobilidade urbana mais descente?

Augusto - 28 de Maio de 2013 às 22:33 Positivo 9 Negativo 0

Luiz, você não pode esquecer que Tóquio é a maior metrópole do planeta, com quase 40 milhões de pessoas morando lá, ou seja, esses bilhões de viagens não são nem um pouco assustadoras, já que no mínimo um cidadão deve fazer umas 4-5 viagens por dia.

Marcos de Sousa - 22 de Maio de 2013 às 11:42 Positivo 7 Negativo 1

Boa observação, Luiz! O número se refere ao total anual de viagens urbanas em Tóquio. Hoje, por dia, são quase 30 milhões de viagens na região metropolitana. Obrigado

Luiz - 21 de Maio de 2013 às 22:40 Positivo 8 Negativo 8

Tóquio, "diversas formas de locomoção somam cerca de 10,5 bilhões de viagens por dia"... quase duas vezes a população do planeta! Não é à toa que ficou em primeiro lugar... rs acho que é melhor revisar esse número.

Páginas:
12

Clique aqui e deixe seu comentário