SP: Encontro chama a atenção para a necessidade de ciclofaixas

"Já ouvi gente da prefeitura falando que em Piracicaba não é viável andar de bicicleta", diz um dos organizadores

Notícias
 

 |  Autor: EPiracicaba  |  Postado em: 18 de agosto de 2011

Encontro de ciclistas

Encontro de ciclistas

créditos: EPiracicaba

As ruas e avenidas de Piracicaba foram tomadas por 56 ciclistas na noite de quarta-feira (17). A bicicletada, organizada por diversas entidades que vão participar da I Semana de Mobilidade Urbana de Piracicaba, tem um objetivo central: chamar a atenção para a necessidade de ciclofaixas na cidade.


"Já ouvi gente da prefeitura falando que em Piracicaba não é viável andar de bicicleta", disse Ricardo Lordello, 28 anos, um dos organizadores da movimentação. Lordello e mais dois amigos, que tinham em comum a paixão por andar de bicicleta, fundaram a EcoAtiva, uma das entidades que participará da Semana de Mobilidade, de 18 a 25 de setembro.


De acordo com Lordello, a administração pública deveria ter mais consciência de quem muitas pessoas gostam e andam de bicicleta. "Eles dizem que a topografia da cidade não ajuda, que não é possível ter ciclofaixa em Piracicaba". Assim, o grupo vai realizar bicletadas periodicamente para alertar as autoridades que o número de adeptos é grande.


Em uma cidade que aumentou sua frota de veículos em 60% na última década, criar alternativas para a diminuição do trânsito é algo mais do que necessário. "É preciso que se discuta mais a utilização das bicicletas no trânsito", criticou. Outro problema recorrente é o número de acidentes com ciclistas. Na quarta-feira, um jovem morreu ao sofrer uma fechada de um caminhão.


O encontro teve como ponto de partida o Terminal Central e seguiu pelas principais avenidas da cidade, como a Carlos Botelho e a Armando de Salles Oliveira, até a chegada a Esalq.


Iniciativa


Mesmo sem a ciclofaixa, Piracicaba já conta com grupos de pedalada. Um deles sai à noite, sempre na última quarta-feira do mês. O EP Piracicaba conferiu a última saída.


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário