Operadores de transporte de passageiros sobre trilhos (trens e metrôs) do país entregarão hoje (17/7) ao Ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, em Brasília, às 16h, documento em que propõem medidas de desoneração para melhorar a qualidade dessa modalidade de transporte em massa, que é de utilidade pública e essencial para a mobilidade urbana.
A ação foi organizada pela Associação Nacional de Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos). A entidade reivindica ao governo federal que restitua um desconto, previsto na legislação, no custo com energia elétrica para o transporte de passageiros sobre trilhos. Embora vigente por meio do Decreto nº 62.724/1968, o desconto, que era de 75%, foi zerado ao longo do tempo pelo governo.
A entidade justifica que os trens de passageiros e metrôs respondem por apenas 0,4% do consumo de energia disponível. A energia é um dos insumos básicos para a operação dos sistemas metroferroviários. A tração que movimenta os trens representa 80% dos gastos das operadoras desse tipo de transporte com energia elétrica. A energia é o segundo maior item do custeio da operação, sendo o custo de pessoal a maior parcela. Segundo a entidade, a participação do custo de energia elétrica chega a representar de 7% a 35% dos gastos totais das empresas.