Dilma autoriza VLT como transporte para Cuiabá em 2014

Para viabilizar o modal, o Estado ainda necessita de um parecer técnico por parte do Ministério dos Transportes.

Notícias
 

 |  Autor: ronibacana.com.br  |  Postado em: 23 de agosto de 2011

Dilma Rousseff

Dilma Rousseff

créditos: veja.abril.com.br

O governador Silval Barbosa (PMDB) disse, no começo da noite desta terça-feira (23), que a presidente Dilma Rousseff autorizou o Governo de Mato Grosso a adotar o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) como modal de transportes coletivo para Cuiabá e Várzea Grande, com vistas à Copa do Mundo de 2014.

De acordo com o telejornal “MTTV – 2ª Edição”, da TV Centro América, o fato de a presidente ter autorizado não significa que o VLT já está definido como sendo a opção de transporte público para o Mundial.

Por isso, o governador Silval, que está em Brasília desde segunda-feira (23), vai continuar na Capital Federal ainda nesta quarta-feira (24), na tentativa de sacramentar o projeto.

Desde o começo do mês, a possibilidade de Cuiabá vir a substituir o BRT (Bus Rapid Transit) pelo modelo de VLT, como modal de transporte público para a Copa do Mundo de 2014, passou a ser analisado pelo Governo Federal.

O principal ponto exigido pelo Governo Federal é a garantia de que o sistema de transporte seja entregue antes do evento, ou seja, na data-limite, que é dezembro de 2013.

Em recente encontro com membros da Comissão de Turismo e Desportos da Câmara dos Deputados, no Palácio Paiaguás, o governador Silval Barbosa reforçou que, embora o BRT tenha custo estimado em R$ 488 milhões, não está incluído o valor das desapropriações dos imóveis, nas principais avenidas de Cuiabá e Várzea Grande, para a construção do corredor exclusivo.

Isso, segundo ele, aumenta gastos, na média de R$ 1 bilhão. Por conta disso, a opção mais viável seria o VLT.

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário