Mobilize pedala em passeio cultural com o Bike Tour SP

Idealizado há três meses por dois irmãos apaixonados por bicicleta, projeto consegue unir o turismo por pontos interessantes da capital com o prazer de pedalar

Notícias
Fotos
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Hebert Franco  |  Postado em: 06 de agosto de 2013

Bike Tour SP fornece passeios culturais gratuitos

Bike Tour SP fornece passeios culturais gratuitos

créditos: Hebert Franco / Mobilize Brasil

 

No ultimo domingo (4), a equipe do Mobilize Brasil atendeu a um convite especial: fazer um passeio pela região central de São Paulo ao lado dos ciclistas do Bike Tour SP. Idealizado pelos irmãos André e Daniel Moral, o Bike Tour desenvolve há três meses um roteiro turístico gratuito por vários pontos da capital paulista, utilizando bicicletas próprias e um ‘audiotour’.

 

O projeto nasceu após uma viagem realizada por André à Espanha onde, ao visitar alguns museus, conheceu a ferramenta do audiotour, que consiste numa monitoria cultural por meio de gravações de áudio. “Durante as visitas, ouvia o audiotour e pensava: nossa que coisa fantástica; eu posso usar isto”, conta André, que é arquiteto.

 

Ao voltar ao Brasil, ele começou a pensar em como essa alternativa poderia ser utilizada. E, junto com seu irmão (que é empresário de internet), passou a idealizar um modo de aliar a paixão de ambos pela bicicleta com o amor pela cidade de São Paulo. Nascia assim o Bike Tour SP. "A atividade leva a pessoa a conhecer melhor a cidade, unindo cultura, lazer e esporte, tudo no mesmo passeio”, explica.

 

A atividade é mantida com recursos próprios dos dois. E permite que disponibilizem todos os acessórios necessários para o tour, incluindo: bicicleta, capacete e o aparelho de reprodução (mp3), além de água, barrinha de cereais e protetor solar. Os irmãos Moral pensam em cada detalhe para tornar a experiência o mais interessante possível, até mesmo adicionando um esterilizador para os fones de ouvido em cada kit. Segundo Daniel, o auditour tem se mostrado uma ferramenta muito útil para o passeio sobre as duas rodas, pois em rápidas paradas do grupo é possível conhecer muito das curiosidades e histórias dos pontos turísticos por onde passam.

 

Para se inscrever, basta preencher um cadastro básico na página de facebook do Bike Tour SP. O audiotour pode ser tanto em português como em inglês, o que nesse caso ajuda os estrangeiros interessados a participar do passeio.

 

O roteiro

O passeio acontece sempre aos domingos em dois horários (às 9 e 13 horas), e tem como ponto de partida um local nas proximidades da estação Paraíso do metrô (linha 1- Azul). De lá, o grupo percorre toda a Avenida Paulista, utilizando a ciclofaixa de lazer da prefeitura. Nessa primeira etapa do tour, há um total de 12 paradas por pontos turísticos como a Casa das Rosas e o Masp (Museu de Arte de São Paulo), por exemplo.

 

Ao chegar perto da rua da Consolação, o grupo retorna ao Paraíso, e de lá segue pela rua Vergueiro até a Catedral da Sé, onde começa a visita ao centro antigo da capital. Nesta segunda etapa, as pessoas têm a oportunidade de apreciar prédios históricos e outros pontos de referência da cidade. O fim do passeio acontece sob o Viaduto do Chá, onde o participante é convidado a embarcar, com a bicicleta, na estação São Bento, dali retornando ao ponto metrô Paraíso.

 

Busca de parceria

André e Daniel estão em busca de parceiros para ajudá-los a aumentar a estrutura do Bike Tour. “No momento, não contamos com nenhum apoio financeiro, então nosso alcance é limitado", conta André Moral. Com a estrutura disponível hoje, a dupla consegue atender a dois grupos, um dia por semana, e realizar passeios com no máximo cinco participantes. É o número que permite a eles atenderem bem e de forma personalizada a cada integrante do passeio ciclístico.

 

Para pedalar no Bike Tour SP, a única contribuição solicitada é a entrega de 1kg de alimento não perecível, que é revertida para a Casa Assistencial Bezerra de Menezes.


Serviço:

Ponto de encontro: Posto Ipiranga da Avenida Bernardino de Campos, próximo ao metrô Paraíso.

Horários: dois passeios, às 9h e 14h

Participantes: grupos de no máximo cinco pessoas

Duração: em média, 2h30

 

Leia também:

Metrô de SP assume bicicletários das estações

Até onde as bikes podem salvar o trânsito de cidades grandes?

Bicicletas e acessórios poderão ter isenção de IPI


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário