SC: Após pedalar pelas ruas da capital, prefeito promete melhorias

Prefeito Cesar Souza deve se reunir com associações de ciclistas em Florianópolis para definir roteiros mais percorridos

Notícias
 

Fonte: Diário Catarinense  |  Autor: Thiago Santaella  |  Postado em: 19 de agosto de 2013

Será iniciada licitação para a locação de biciclet

Em vista, a licitação para locação de bikes

créditos: Mauro Vaz / Divulgação

 

Cada pessoa que resolve voltar do trabalho para casa de bicicleta representa um carro a menos no caos do trânsito que se tornou a mobilidade urbana em Florianópolis. Só que, ao invés da lentidão, os ciclistas enfrentam sérios problemas de segurança: vias esburacadas, calçadas em mau estado e a convivência com um espaço já entupido por carros; e pensado apenas para esse veículo. Foi essa situação que o prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior, sentiu na pele.

Pela primeira vez, na última sexta-feira, foi de bicicleta da prefeitura até sua casa no Bairro João Paulo. E viveu o frio na barriga de sentir um ônibus passar rente ao seu corpo, bem em um trecho da Beira-Mar Norte em que uma obra descuidada deixou "praticamente um buraco" no que deveria ser um bueiro.

Durante todo o trajeto foi acompanhado por bike anjos, voluntários de uma ONG que ensinam os melhores trajetos e truques para um deslocamento mais seguro a qualquer interessado em trocar o carro pela bicicleta. Mas que colocaram o prefeito para percorrer a principal avenida da cidade pelo lado em que não há ciclovia. A iniciativa ajudou Cesar a fixar bem os riscos de segurança que Florianópolis apresenta ao meio de transporte.

Soluções para trecho entre UFSC e Udesc

Cesar Souza Junior afirma que há dois pontos em que a prefeitura irá focar: grandes e pequenas obras de mobilidade para as bicicletas. Nas pequenas obras, diz que vai se reunir agora com associações de ciclistas na quinta ou sexta-feira para definir os dois roteiros mais utilizados pelos ciclistas. Os trechos então passarão por reparos como rebaixamento de calçadas, levantar bueiros e também aumentar a sinalização.

Na outra ponta, promete a conclusão de obras maiores. A finalização da ciclovia da Osni Ortiga, na Lagoa e também a construção de um sistema cicloviário da Universidade Federal de Santa Catarina, criando uma rota entra a Udesc e a federal. A obra integrará a duplicação da Rua Deputado Antônio Edu Vieira, que Cesar diz ter expectativa de iniciar a licitação neste segundo semestre de 2013.

"Nos comprometemos em executar a ciclovia dentro da universidade e, em paralelo, pleiteamos a seção da área para a duplicação da deputado Antônio Edu Vieira. O Conselho Universitário ainda não emitiu um parecer definitivo. Isso deve acontecer nos próximos dias. Mas a informação que eu tenho é muito positiva. Vão ser dois quilômetros de obra para automóvel e dez quilômetros de para bicicletas", disse o prefeito.

Ainda no assunto bicicleta e também para este segundo semestre, Cesar diz que irá relançar o processo licitatório para a locação de bicicletas. Disse que irá readequar a licitação para buscar empresas interessadas. O edital anterior não tinha recebido nenhuma proposta por exigir investimentos excessivos no curto prazo, de acordo com o prefeito.

Leia também:

Menos carros, mais tecnologia e mobilidade

Em Florianópolis, recursos para ciclovias são usados para outros fins

Porto Alegre terá mais cinco estações de aluguel de bicicletas

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário