Obra do Metrô Rio na PUC divide opiniões

O canteiro de obras de uma das estações da Linha 4 fica no estacionamento da universidade

Notícias
 

Fonte: SRZD  |  Autor: Diego Mello  |  Postado em: 23 de agosto de 2013

Canteiro de obras fica no estacionamento da PUC

Canteiro de obras fica no estacionamento da PUC

créditos: Reprodução

 
A obra para a estação Gávea do Metrô dentro da Pontifícia Universidade Católica (PUC) começou no início de agosto. Apesar do pouco tempo, a construção já gera opiniões diferentes entre alunos e professores da universidade. Enquanto uns veem a estação como um ponto positivo, outros se incomodam com os transtornos causados com as mudanças.

 

Grande parte do estacionamento da PUC virou um canteiro de obras. As filas de carros, que já eram grandes, tiveram o tempo de espera aumentado. Um motivo de reclamação dos alunos. "As filas do estacionamento estão maiores e mais demoradas", reclamou Guilherme Menezes, aluno de Relações Internacionais.

 

Atualmente, alunos e funcionários chegam à universidade através de ônibus normais ou os do metrô, que saem de Botafogo e Copacabana, ou de seus respectivos automóveis. Para Ana Lucia de Moura, professora de informática na instituição, um metrô dentro da universidade não trará benefícios para a comunidade PUC, já que a linha será apenas uma continuação da atual. "Em minha opinião, o metrô não será bem visto pelos alunos e funcionários. Como a nossa estação estará no meio do caminho, os vagões virão cheios, o que é motivo de reclamação de muitas pessoas nos dias de hoje".

 

Já para o professor de filosofia Luiz Camillo Osorio, as longas filas do estacionamento podem facilitar a aceitação do metrô por alunos e funcionários. "Creio que isso facilitaria bastante o acesso à universidade. Temos hoje filas imensas na entrada. Além de atrasar a chegada dos alunos, o que é sempre uma boa desculpa dada aos professores, atrapalha todo o trânsito da Gávea e bairros vizinhos".

 

Outro motivo que faz alunos e funcionários esperarem pelo fim da obra é o tempo de locomoção de quem utiliza os ônibus. Com o tempo de viagem menor, o metrô ganha um diferencial na hora de sair de casa. É o que diz o aluno de Design Rafael Morgado, morador de Laranjeiras. "No meu caso, eu usaria o metrô. Levo até uma hora e meia para chegar até a PUC e com ele chegaria em apenas alguns minutos".

 

O governo já decidiu o trajeto da Linha 4 do metrô do Rio de Janeiro e a PUC está no meio do caminho. Concordando ou não, a população deve cobrar uma maior qualidade no atendimento e nos veículos do metrô e de outros meios de transporte, para, enfim, poder utilizar, com dignidade, um trajeto adequado à beleza do Rio de Janeiro. É o que lembra o professor Luiz Camillo. "Cabe também cobrar melhorias na Supervia, para que se chegue mais rápido e confortavelmente da periferia à Central e de lá à universidade via metrô. Ou criamos alternativas ao carro-ônibus-van ou estamos fritos nesta cidade, neste país e neste planeta".


A Linha 4

A Linha 4 do metrô do Rio de Janeiro, que ligará a Barra da Tijuca a Ipanema, contará com uma estação dentro da PUC. Além dela, o traçado contará com outras cinco estações, dentre elas a estação Jardim Oceânico, que completará os 16 quilômetros de extensão da via. Mais de 300 mil pessoas por dia passarão pelos vagões.

 

O Metrô disponibiliza o telefone 0800 021 0620, o site www.metrolinha4.com.br e o Twitter para tirar dúvidas da população sobre as obras no bairro.

 

Leia também:

Tatuzão que vai operar em obra do metrô começa a ser montado no Rio

Linha 4 do Rio está atrasada e trens ainda nem foram comprados

BNDES aprova R$ 1,6 bi para transporte ferroviário urbano do Rio

 

 

Comentários

Jacqueline M. Gonçalves - 24 de Setembro de 2015 às 11:31 Positivo 0 Negativo 0

Indignação. Onde esta a mobilidade e respeito. Os caminhões da Prefeitura para a obra do metrô, atrapalham diariamente a entrada nas garagens dos carros de moradores em copacabana. Isso é um desrespeito. Quer dizer que eles podem?

Clique aqui e deixe seu comentário