Prefeitura reforça ações de sinalização em São Luís

Foram executadas faixas de pedestre para melhorar a segurança de quem circula pelas vias da capital do Maranhão

Notícias
 

Fonte: Jornal Pequeno  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 26 de agosto de 2013

Placas de advertência também foram instaladas

Placas de advertência também foram instaladas

créditos: Reprodução

 

A Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT) está intensificando a sinalização de vias públicas em São Luís (MA). Na Avenida Jerônimo de Albuquerque, um dos principais corredores da cidade, as faixas de travessia estão sendo reavivadas e recebendo redimensionamento. Trechos de maior fluxo de pedestres são a prioridade da Prefeitura.

 

O trabalho na Avenida Jerônimo de Albuquerque foi iniciado na última quarta-feira (21), em frente à Assembleia Legislativa do Maranhão. Pontos centrais da avenida, em direção ao retorno da Forquilha, vão receber o reforço de faixas de pedestre.

 

“Estamos trabalhando a sinalização para atender melhor os pedestres nos pontos estratégicos de maior necessidade. As faixas estão maiores e mais largas, agora têm a dimensão de 7 metros de extensão por meio metro de largura, justamente para que haja melhor visualização e mais segurança para quem está fazendo a travessia”, aponta Fabíola Aguiar, secretária de Trânsito e Transportes.

 

De acordo com ela, a SMTT vai fortalecer a educação no trânsito com uma campanha no mês que vem, período em que é instituída a Semana Nacional do Trânsito. Entre os dias 18 e 25 de setembro, haverá uma programação voltada para os diversos públicos, como uma blitz educativa na faixa de pedestre, com incentivo a atitudes preventivas e de respeito ao outro no trânsito, além de ações em respeito à mobilidade e o Dia “Na Cidade Sem Meu Carro”.

 

Nos bairros

Nos bairros Vila Luizão, Sol e Mar, Planalto Turu e Divineia, a pintura de faixas de pedestre, disposição de placas de ônibus nas paradas e de outras placas indicativas e de regulamentação estão sendo realizadas.

 

Foram criadas 14 faixas de pedestre nos quatro bairros, principalmente para facilitar a travessia de acesso a escolas, igrejas e locais onde há maior fluxo de pessoas. Os locais foram definidos após estudo de viabilidade técnica e foram apontados pela própria população da região como prioritários.

 

“Fizemos o mapeamento da área, tivemos um diálogo prévio com as comunidades e pudemos deflagrar a ação de implantação de maior sinalização horizontal e vertical, atendendo a um grande contingente populacional”, comenta Gilberto Sátiro, superintendente de Trânsito da SMTT.

 

Placas de sinalização de paradas de ônibus também foram distribuídas, para marcar o local correto onde os usuários podem aguardar o transporte coletivo. Placas de advertência também foram instaladas. Para semana que vem está prevista a implantação de mais 46 placas de parada de ônibus. Também será feita a pintura de linhas divisórias de fluxo para regulamentar o tráfego pelas vias na Vila Luizão.

 

No bairro Vicente Fialho foi finalizada a operação de sinalização horizontal e vertical, contemplando a Avenida Brasil, principal via do bairro. A Secretaria executou a pintura de duas faixas de pedestre para a travessia, além da instalação de placas de advertência. Área de estacionamento e placas de regulamentação de proibição de estacionamento em frente às garagens e próximo às esquinas também foram dispostas. As paradas de ônibus passaram por um reordenamento, pelo qual a SMTT fez a delimitação delas com o uso de pintura no piso.

 

Leia também:

Falta de mobilidade urbana é um tormento para população de São Luis (MA)

Pesquisa confirma que pessoas se deslocam mais a pé em Salvador

"A saída é andar a pé", diz especialista
 

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário