As duas primeiras tuneladoras (Tunnel Boring Machine - TBM) que serão utilizadas na construção dos túneis da Linha Leste do Metrô de Fortaleza chegam nesta quarta-feira (28) ao Porto do Pecém. Os equipamentos – num total de quatro - foram adquiridos pelo governo do estado em junho de 2012, mediante licitação. A vencedora foi a empresa norte-americana The Robbins Company, com o valor de R$ 128.224.258,52.
As obras civis da linha leste do metrô estão sendo licitadas, atualmente em fase de análise das propostas comerciais. As máquinas, que passaram por testes de operação em Shangai (China), chegam desmontadas e estão acondicionadas em 16 conteineres junto com mais 50 peças que serão transportados até o emboque localizado em área próxima à Estação Central no Centro de Fortaleza, onde serão montadas. As duas outras tuneladoras deverão chegar ao Ceará até o final do ano.
O Shield como é chamado a parte dianteira da máquina, responsável pela escavação, tem 6,9 m de diâmetro e 10 m de extensão e pesa cerca de 460 toneladas. Na parte traseira do shield são montados dez carros/trailers com os equipamentos auxiliares da máquina, chamado back-up da tuneladora, onde estão a cabine de controle, unidade hidráulica, transformadores, painéis elétricos, enrolador de cabos, sistemas de lubrificação, de espuma e de injeção de grount, betonita, compressores, câmara de primeiros socorros, entre outros.
Ao todo, o shield e o backup, que formam a tuneladora, têm 125 m de extensão, com cerca de 737 toneladas. As outras duas tuneladoras adquiridas pelo governo cearense estão sendo montadas na mesma unidade da Robbins na China, para realização de testes em fábrica.
Os TBMs foram fabricados para uso nas condições de solo mais adversas, utilizando ferramentas de corte para solo argiloso e discos de corte para rocha, intercambiáveis, montados diretamente na roda de corte na parte frontal da máquina. O equipamento é composto ainda por sistema de transporte do material escavado, através de correias transportadoras; sistema de montagem de anéis; sistema de injeção de concreto grout, betonita, dentre outros sistemas auxiliares.
O contrato com a empresa The Robbins Company inclui ainda outros equipamentos a serem utilizados na obra, quatro sistemas de ventilação, sendo um para cada conjunto túnel/máquina; correias transportadoras para o transporte do material escavado por toda extensão dos cerca de 20 km de túneis; formas e equipamentos auxiliares a serem utilizados em duas fábricas de anéis, que deverão produzir cerca de 20 anéis/dia cada fábrica.
Equipamentos já recebidos
Dos equipamentos adquiridos pelo governo, já foram recebidos as formas e equipamentos auxiliares para duas fábricas de anéis e o sistema de ventilação, a ser utilizado nas escavações, composto de quatro sistemas independentes para cobrir os 20 km de túnel. Esses equipamentos já estão guardados em área do complexo portuário do Pecém.
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