SP: projeto prevê ciclovia sob monotrilho

Consórcio responsável pelo Expresso Tiradentes terá que cumprir 60 exigências para obter licença ambientalA Prefeitura de São Paulo aprovou o Estudo de Impacto Ambiental

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 |  Autor: Band.com  |  Postado em: 05 de setembro de 2011

Percurso do monotrilho

Percurso do monotrilho

créditos: Band

A Prefeitura de São Paulo aprovou o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental do monotrilho que fará a extensão da Linha 2-Verde do metrô até o bairro de Cidade Tiradentes, na zona leste.

A liberação das licenças do Expresso Tiradentes, publicada no “Diário Oficial” de ontem, traz uma lista com 60 exigências que terão de ser cumpridas pelo consórcio responsável pela obra.

Entre as obrigações estão a construção de uma ciclovia com 10,3 quilômetros sob o monotrilho, bicicletários nas estações, o pagamento de R$ 5,2 milhões em compensação ambiental, a implantação de corredores e calçadas verdes (que facilitem a drenagem das chuvas) e a adaptação dos cruzamentos no entorno das estações para portadores de necessidades especiais.

O consórcio também terá que apresentar uma solução para o trecho elevado que cortará o Complexo Viário Ragueb Chofi, na altura da avenida Aricanduva. O viaduto ainda aguarda a aprovação da licença ambiental pela Secretaria do Meio Ambiente.

Com 21,7 quilômetros, o novo trecho (Oratório-Cidade Tiradentes) será dividido em duas etapas. No total, o percurso contará com 15 estações. A primeira etapa do Expresso Tiradentes, entre as estações Vila Prudente e Oratório, já está em execução.

O governo estadual prevê um investimento total de R$ 2,4 bilhões nas obras do Expresso Tiradentes. A estimativa é de transportar 500 mil pessoas por dia.


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