Florianópolis: Novo sistema promete tarifa de ônibus mais barata

Edital prevê tecnologia de informação de horários aos usuários, na capital. Integração será reformulada e ônibus terão câmeras para segurança

Notícias
 

Fonte: G1 SC  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 09 de setembro de 2013

Muitas das modificações previstas estão ligadas à

Modificações estão ligadas à tecnologia

créditos: Blog Meu Transporte

 

O novo sistema previsto no edital de licitação do transporte público de Florianópolisresultará em uma tarifa mais barata, garantiu o diretor de planejamento da Secretaria de Mobilidade Urbana de Florianópolis, Vinícius Cofferri. Na manhã desta segunda-feira (9), o documento foi discutido em audiência pública realizada no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A tecnologia é o principal destaque do documento.

 

O edital prevê um sistema de informação aos usuários e administradores do transporte, mudanças na integração e mais segurança. Segundo a prefeitura, não há previsão de valor de tarifa no documento. A licitação deve ser lançada ainda este mês e o vencedor deve ser conhecido até o final do ano. O objetivo é que o serviço já esteja operando no segundo semestre de 2014. De acordo com o diretor de planejamento disse que valores não foram discutidos durante a audiência, mas que a tarifa será mais barata "com certeza". 

 

Muitas das modificações previstas estão ligadas à tecnologia. Conforme o diretor, monitores nos pontos de ônibus e terminais vão disponibilizar informações relacionadas aos horários e às linhas em tempo real. Além disso, esses dados também poderão ser vistos através de aplicativos para tablets e celulares. "Vai te dar a possibilidade de prever o tempo de chegada desses ônibus aos pontos", afirmou o diretor.

 

Uma das novidades é o chamado Sistema de Apoio a Operação (SAO), que vai controlar e gerenciar 24 horas a operação do sistema. "Ele nos dá a possibilidade de intervir em tempo real, com respostas muito mais rápidas a grandes demandas", explicou o diretor. Por exemplo, quando o ônibus está com superlotação, será possível enviar um reforço de forma mais instantânea.

 

Sobre a integração, ela será reformulada. "Hoje nós temos algumas linhas que não integram em qualquer ponto. Nesse novo sistema, a integração será por tempo e em qualquer ponto", afirmou o diretor de planejamento. Outro item do edital é a segurança. Para melhorá-la, estão previstas câmeras internas dentro dos ônibus.

 

Outros itens previstos incluem multas mais elevadas para as paralisações, nova comunicação visual da frota e um plano de renovação mais frequente da frota, diminuindo a idade média, que atualmente é de sete anos. Também está prevista uma frota com 100% dos ônibus adaptados a portadores de deficiência, ônibus com GPS e ar-condicionado nas linhas médias e longas.

 

Leia também:

"Melhor solução é entender o transporte como um sistema único"

SC: Após pedalar pelas ruas da capital, prefeito promete melhorias

Políticas Públicas - Conheça 12 soluções para desafogar o trânsito de Joinville-SC

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário