CET implanta faixas para ônibus em mais 11 vias de SP nesta segunda (16)

Capital paulista receberá mais 19,8 km de novos trechos exclusivos. Avenidas Ipiranga e Jacu-Pêssego estão entre as que receberão faixas

Notícias
 

Fonte: G1  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 16 de setembro de 2013

Serão mais 19,8 km de novos trechos exclusivos

Serão mais 19,8 km de novos trechos exclusivos

créditos: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo

 

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai inaugurar faixas exclusivas para ônibus em 11 vias de São Paulonesta segunda-feira (16).

 

Ao todo, serão 19,8 km de novos trechos com exclusividade para os coletivos a partir da semana que vem. Os passageiros da Zona Leste serão os principais beneficiados com as novas faixas.

 

As avenidas Ipiranga, Jacu-Pêssego, Professor Ascendino Reis, Regente Feijó, Eduardo Cotching, João XXII e Sapopemba, além das ruas do Manifesto, Tambor, Paes Leme e Capitão Pacheco e Chaves serão as contempladas com as novidades.

 

A ação faz parte da Operação Dá Licença para o Ônibus, que tem como objetivo priorizar a circulação do transporte coletivo na cidade, diminuir o tempo de viagem dos usuários e melhorar os padrões de conforto e segurança do transporte público.

 

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), trafegar pela faixa exclusiva de ônibus é uma infração leve, que gera perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

 

Veja os trechos que vão receber a nova faixa:

 

Centro

Avenida Ipiranga

A faixa será implantada em um trecho de 1 km, entre a Praça Alfredo Issa e a Avenida São Luís. Ela vai funcionar em ambos os sentidos, de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h e, aos sábados, das 6h às 14h

 

Zona Sul

Avenida Professor Ascendino Reis

A exclusividade para os coletivos funcionará à direita da via, em um trecho de 300 metros de extensão entre a Avenida Ibirapuera e a Rua Ipê. O horário de ativação será de segunda a sexta-feira das 6h às 22 horas.

 

Rua do Manifesto e Rua Tambor

A faixa para ônibus vai ocupar 1,3 km à direita do corredor formado pelas duas vias no trecho entre as ruas dos Patriotas e Bom Pastor. Ela vai ficar em funcionamento apenas de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, na direção do Centro.

 

Zona Oeste

Rua Paes Leme

A faixa ficará à direita, no trecho entre as ruas Amaro Cavalheiro e Padre Carvalho, ocupando 300 metros. Ela vai funcionar no sentido Centro, de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h e, aos sábados, das 6h às 14h. Para a implantação da faixa, a CET promoverá uma inversão no sentido de circulação da via entre a Marginal Pinheiros e a Rua Eugênio de Medeiros.

 

Zona Leste

Avenida Jacu-Pêssego

A faixa de ônibus ficará em uma extensão de 6,2 km na faixa da direita, da Rua São Francisco do Piauí (Estação Dom Bosco da CPTM) até a Avenida Ragueb Chohfi. Ela vai funcionar nos dois sentidos da via, de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h e das 17h às 20h.

 

Av. Regente Feijó

A faixa será implantada nos dois sentidos da via em trecho de 500 metros. No sentido Centro, entre a Rua Antônio Alves Barril e a Avenida Vereador Abel Ferreira. Na direção do bairro, entre as avenidas Vereador Abel Ferreira e Montemagno. As faixas vão funcionar de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h no sentido Centro, e das 17h às 20h no sentido bairro.

 

Av. Eduardo Cotching

A faixa de ônibus ficará nos dois sentidos em uma extensão total 1,8 km. No sentido Centro, funcionará em três trechos: entre a Rua Arapoca e a Praça Canárias, entre a Praça Comendador Tadashi Nishil e a Rua Catuquinha e da Praça Santo Atanásio até a Avenida Montemagno. Já no sentido bairro, em dois trechos: entre a Avenida Montemagno e a Praça Santo Atanásio e da Rua Catuquinha à Praça Skal. A faixa funcionará de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h no sentido Centro, e das 17h às 20h no sentido bairro.

 

Avenida João XXIII

A exclusividade para os coletivos funcionará à direita da via, em ambos os sentidos, por um total de 2,7 km. No sentido Centro, nos trechos entre a Avenida Rio das Pedras e a Rua Medeiros Furtado e entre as avenidas Antônio Monograsso e Renata. No sentido bairro, nos trechos entre a Avenida Renata e a Rua Nossa Senhora das Dores e entre as ruas Cácio de Moura e Marajoara. O horário de ativação será de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h no sentido Centro, e das 17h às 20h no sentido bairro.

 

Avenida Sapopemba

Um novo trecho da via, de 4,4 km de extensão, recebe faixa exclusiva para ônibus em ambos os sentidos, entre a Av. Frederico Martins da Costa Carvalho e a Praça Felisberto Fernandes da Silva. Os ônibus trafegarão com exclusividade no trecho de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h no sentido Centro, e das 17h às 20h em direção ao bairro.

 

Rua Capitão Pacheco e Chaves

 

A rua, que também vira viaduto, receberá 1,3 km de faixa exclusiva à direita no trecho entre as avenidas Paes de Barros e do Estado. A faixa para os coletivos funcionará no sentido Centro, de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h.

 

Leia também:

Em São Paulo, novas faixas de ônibus beneficiam 2 milhões de pessoas 

Prefeitura de São Paulo estuda faixa de carona no Corredor Norte-Sul 

Mobilidade Urbana: Onde foi que erramos? 

 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário