Consumo de carros cresce até 2020 no Brasil, prevê estudo

China seguirá na frente, seguida por EUA, Índia, Brasil e Japão. Governo deve investir em transporte público e orientar sobre o uso dos carros, sugere especialista.

Notícias
 

Fonte: Mobilize /KPMG  |  Autor: Marcos de Sousa  |  Postado em: 30 de setembro de 2013

Consumo de carros do Brasil cresce até 2020

Carros, o que fazer com eles?

 

Estudo da consultoria KPMG indica que o Brasil se manterá na quarta posição entre os maiores mercados consumidores de automóveis até 2020. O trabalho Mercado varejista global de automóveis (leia a íntegra) mostra que hoje o mercado mundial é liderado pela China, onde mais de 19 milhões de veículos leves foram vendidos em 2012, contra 14,5 milhões dos Estados Unidos. No Brasil, as vendas no ano passado alcançaram 3,5 milhões e devem seguir em curva ascendente até 5,8 milhões de unidades em 2020, prevê o estudo. 

 

“O Brasil, que hoje ocupa a quarta colocação no mercado global, deve manter essa posição até 2020, com algumas oscilações nos próximos dois anos. O país possui um mercado com grande potencial de expansão de consumo, e as montadoras têm enxergado uma ótima oportunidade de investimentos no Brasil, inclusive em novas plantas”, afirma Charles Krieck, sócio-líder da prática de Indústria Automotiva da KPMG no Brasil.

 

Educação e transporte público
Na visão do presidente da ANTP, Aílton Brasiliense, a frota brasileira de automóveis tende sim a continuar crescendo e deve dobrar nos próximos dez anos, chegando a mais de 140 milhões de unidades até 2023: "A frota dobrou de 2012 até agora e deve repetir esse salto até a próxima década". Para Aílton, o problema não é a posse do carro, mas o uso que se faz dele, o que acaba provocando grandes prejuízos às cidades. "Países como a Alemanha ou o Japão têm um número de veículos por habitante bem superior ao do Brasil, mas nesses países as autoridades desenvolveram políticas para estimular o uso dos transportes públicos e evitar o excesso de veículos motorizados nas ruas", comenta o especialista.

 

China e Índia
Mas, segundo o relatório da KPMG, a grande explosão de consumo de carros deve ocorrer em outras economias dos Brics, especialmente na China e Índia. De acordo com o relatório, prevê-se um aumento nas vendas de carros na China em mais de 60% entre agora e 2020, quase duas vezes mais a taxa esperada de crescimento para a Europa Ocidental e quatro vezes mais o crescimento na América do Norte.  A Índia, em especial, terá uma ascensão meteórica com uma taxa de crescimento ao redor de 300% até 2020. 

 

Veja a íntegra do estudo

 

Leia também

Você deixaria seu carro na garagem? 

O brasileiro está preparado para deixar o carro na garagem? 

Geração Y, o próximo problema das montadoras

Desinteresse dos jovens por carros preocupa montadora  



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário