Itaú Unibanco realiza ações sustentáveis na Semana da Mobilidade

Cidade de Salvador recebeu cinco estações de compartilhamento de bicicletas e 2,1 km de ciclofaixas

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil*  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 30 de setembro de 2013

Ciclovaga: 10 bicicletas em vez de carro

Ciclovaga: 10 bicicletas em vez de carro

créditos: Divulgação

 

Para comemorar o Dia Mundial sem Carro (22 de setembro) e a Semana de Mobilidade, o Itaú Unibanco preparou uma série de iniciativas para conscientização dos cidadãos sobre o conceito de Mobilidade Urbana Sustentável. Além de eventos para marcar a data,

 

Dia Mundial sem Carro

No dia 22 de setembro, as capitais de três estados do país (Porto Alegre-RS, Recife-PE e Salvador-BA), receberam tendas em que ciclistas e pedestres encontraram espaços com mesas e cadeiras e distribuição de garrafinhas de água. A ideia é de que ao proporcionar um ambiente agradável para o publico estes decidiriam deixar seus carros em casa optando por formas de locomoção sustentáveis.

 

Também foram instaladas molduras, do tamanho e formato de um carro, que ocupam o espaço de uma vaga tradicional, mas em vez de ser outro automóvel, conta com um bicicletário para dez bikes. A intenção é despertar a reflexão sobre quantas bikes podem substituir um único veículo. Esse equipamento foi doado para os governos locais.

 

Bike Itaú

A plataforma de mobilidade urbana, Bike Itaú, recebeu mais dois projetos na capital baiana: o Bike Salvador e a Ciclofaixa de Lazer e Turismo.

 

As primeiras cinco estações de compartilhamento de bicicletas e o primeiro circuito de ciclofaixa com 2,1 km (Elevador Lacerda - Largo do Campo Grande), integram o Movimento Salvador Vai de Bike, fruto da parceria entre o Executivo Municipal, a empresa Serttel e o Itaú Unibanco. Antes mesmo da inauguração do projeto, já havia mais de 2 mil cadastrados. Até o final de 2013, a cidade contará com 40 estações e 400 "laranjinhas" da Ribeira até Itapuã.

 

O serviço de compartilhamento ficará disponível todos os dias das 6h às 22h. Para o cadastro, há cobrança de taxa anual de R$ 10 por meio de cartão de crédito. Cada bike pode ser utilizada até 45 minutos gratuitamente e caso esse tempo seja excedido, serão debitados R$ 5 a cada meia hora.

 

 

* Texto de Hebert Franco

 

 

 

 

 

Leia também:

Bike PE chega a Jaboatão dos Guararapes

Sistema de compartilhamento de bicicletas será implantado em Salvador

Em Salvador, ciclistas pedem respeito no trânsito


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário