Projeto "Calçada para Todos" transforma Londrina

Processo de padronização das calçadas já se reflete em mudanças no comportamento e economia da cidade

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Hebert Franco  |  Postado em: 09 de outubro de 2013

Exemplo de calçada ampla e adaptada

Exemplo de calçada ampla e adaptada

créditos: Divulgação

 

O problema do uso e manutenção dos passeios públicos é um tema em discussão em todo Brasil. Um caso de sucesso é o da cidade de Londrina, que em 2004, após um estudo da situação de suas calçadas, desenvolveu o projeto “Calçada para Todos” com o objetivo de reverter os problemas nas vias do município.

 

O projeto foi lançado pelo IPPUL (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina) para adequação das calçadas segundo o padrão da NBR-9050 da ABNT. Para isso, a cidade abriu uma discussão com representantes da população e entidades de defesa aos direitos das pessoas com mobilidade reduzida, de forma a definir qual seria a melhor forma de aplicar as mudanças exigidas pela nova norma.

 

Como na maior parte das cidades brasileiras, a legislação de Londrina (Lei Municipal n° 11.381/2011 - Código de Obras e Edificações do Município de Londrina) prevê que a adequação e manutenção das calçadas é responsabilidade do proprietário do lote.  Então, para mostrar a importância da padronização do calçamento, foi iniciada uma ampla campanha de conscientização e sensibilização da sociedade londrinense pela Prefeitura.

 

O levantamento inicial mostrou que 95% das calçadas do município tinham 3 metros de largura, o que em si já é um diferencial positivo da cidade. Foi a partir desses dados que a campanha e os manuais de orientação foram estruturados.  “Vemos outras cidades tomando o exemplo de Londrina como parâmetro. Algumas prefeituras chegam a nos contatar pedindo autorização para utilizar o conteúdo da nossa cartilha” diz a gerente de Trânsito do IPPUL, Cristiane Biazzono, coordenadora da campanha.

 

Calçada com rampas e sinalização tátil

Com a nova norma, todos os empreendimentos imobiliários e intervenções devem ter um projeto de adequação da calçada como condição para receber a autorização da prefeitura. E no Quadrilátero Central, área de maior circulação da cidade, foi determinada a adaptação obrigatória de todos os passeios.

 

Como prevê a legislação municipal, cabe ao proprietário à responsabilidade da adaptação dos passeios públicos. Para esclarecer dúvidas, a Prefeitura criou cartilhas e publicou em seu site as normas e recomendações para a construção das calçadas. Um exemplo: o tipo de revestimento utilizado, que não pode ser escorregadio, e a instalação de rampas de cadeirantes e piso tátil, que precisam atender às normas brasileiras.

 

Resultado

Situação errada: piso escorregadio

Segundo uma pesquisa realizada pela Prefeitura, após as intervenções nas calçadas, o número de vendas no comércio local chegou a crescer 30%. Além de poder atender a um público maior, uma das explicações é que antes os consumidores preferiam frequentar outros locais, como shoppings, onde o piso regular permitia uma visualização mais “segura” das vitrines, sem o risco de tropeções ou quedas.

 

“Aqui em Londrina, o idoso, o obeso, a mãe com carrinho de bebê e os deficientes já reivindicavam mais facilidade de circulação pelos passeios públicos” conta a gerente do IPPUL. “Hoje, cerca de  50% das vias de nosso quadrilátero central já foram adaptadas e somente não completamos o processo em razão de problemas na mudança de prefeitos. Mas, a Secretária de Obras está notificando e multando quem ainda não adequou a calçada.”

 

Os prédios públicos, praças e o calçadão da cidade também passam por obras para adaptar suas calçadas. “O nosso calçadão é composto por cinco quadras e parte da via, na antiga avenida Paraná, já tem hoje 60% do total adaptado. No momento, temos mais uma quadra em processo de licitação e estamos estudando o que fazer na última quadra, onde fica o Teatro do Verde, que é considerada área de conservação e tem de receber um tratamento diferenciado” diz Cristiane.

 

Confira o estudo sobre o projeto Calçada para Todos

 

Leia também:

 Governo do Paraná negocia implantação de corredores de BRT

Calçadas de Curitiba recebem rampas para melhorar travessia

Em Londrina, campanha pelo uso correto da faixa de pedestres


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário