"Calçada para todos" - um programa de acessibilidade para a cidade de Londrina

O projeto foi lançado pelo IPPUL (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina) para adequação das calçadas segundo o padrão da NBR-9050 da ABNT. Para isso, a cidade abriu uma discussão com representantes da população e entidades de defesa aos direitos das pessoas com mobilidade reduzida, de forma a definir qual seria a melhor forma de aplicar as mudanças exigidas pela nova norma.

Autor: Prefeitura do Município de Londrina

Assunto: Cartilhas e Manuais

Abrangência: Londrina

Ano: 2009

 

Na cidade de Londrina, estima-se que 650 mil viagens sejam realizadas diariamente, das quais aproximadamente 230 mil deslocamentos são feitos a pé. A todas essas pessoas deve ser garantido o direito de ir e vir com liberdade e autonomia, possibilitando que seus deslocamentos para o trabalho, estudo, lazer, entre outras atividades cotidianas, sejam realizados com independência e segurança.

 

Entretanto, cerca de 15% da população que apresenta de forma permanente ou transitória alguma dificuldade de locomoção, em consequência de deficiências motoras, visuais ou mentais, além de idosos e gestantes, é prejudicada pela falta de acessibilidade gerada pelos constantes obstáculos existentes nos percursos de nossas calçadas.

 

Com o intuito de melhorar as condições de circulação dos cidadãos e garantir maior segurança no caminhar, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina - Ippul lançou, em novembro de 2004, o projeto “Calçada para todos”, como forma de conscientizar os londrinenses sobre a importância de construir e conservar uma boa calçada. Diversas ações municipais foram realizadas para a elaboração deste projeto, visando primordialmente a melhoria da acessibilidade e da mobilidade na circulação em áreas públicas. O relato sobre o desenvolvimento deste trabalho está estruturado em oito etapas descritas a seguir, dispostas praticamente na mesma sequência cronológica em que foram realizadas.

Arquivos
Download
"Calçada para todos" - um programa de acessibilida
"Calçada para todos" - um programa de acessibilidade para a cidade de Londrina

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário