Londrina inicia adequação de calçadas com um ano de atraso

Prefeitura homologou a contratação de duas empresas para a adequação dos passeios de prédios públicos

Notícias
 

Fonte: O Diário do Norte do Paraná  |  Autor: Pauline Almeida  |  Postado em: 14 de novembro de 2013

Projeto prevê piso tátil e rampas para acessibili

Projeto prevê piso tátil e rampas para acessibilidade

créditos: IPPUL / Londrina

 

Com um ano de atraso, a Prefeitura Municipal de Londrina vai iniciar as reformas nas calçadas públicas para garantir a mobilidade de pessoas com dificuldades de locomoção. O prazo para adequações, segundo prevê a lei 1.138/2011 que instituiu o programa Calçada para Todos, venceu no dia 25 de novembro de 2012. Apesar de iniciar a fiscalização e multar os contribuintes, o município não havia cumprido seu dever.

 

Nesta semana, a administração homologou a contratação de duas empresas para iniciar as obras. A AT&M Engenharia vai receber R$ 86.839,02 para adequações no Pronto Atendimento Municipal, Pronto Atendimendo Infantil, Maternidade Lucilla Ballalai, Centro de Especialidades Odontológicas, além da creche Valéria Veronesi e da escola Arthur Thomas.

 

Já a OHP Tavares Engenharia ficará responsável pelo serviço no Departamento de Viação da Secretaria Municipal de Obras, Associação dos Corretores de Automóveis, praças Getúlio Vargas e 15 de Novembro e no Bosque Central.

 

O assessor especial da Pessoa com Deficiência, Almir Escatambulo, ressaltou que as adequaçõesbeneficiam todas as pessoas com dificuldade de locomoção, com a colocação de guias rebaixadas, rampas e piso tátil. A escolha dos locais que vão receber as obras se deu pelo número de transeuntes.

 

"Serão espaços com maior fluxo de pessoas, ou seja, praças, provavelmente o próprio prédio da prefeitura será adaptado, espaços de lazer como o Bosque. A Biblioteca Pública já tem orçamento na área da cultura para ser adaptada. Os postos de saúde, os antigos também serão remodelados, tendo em vista que os novos já vêm com a adaptação exigida pelo governo federal", disse à rádio CBN.

 

Após o fim do prazo para adaptação, vencido no ano pasado, cerca de 60% dos imóveis do Quadrilátero Central fizeram as obras exigidas. O restante foi multado ou fez um acordo com o poder público para adequações.


Leia também:

Projeto "Calçada para Todos" transforma Londrina

Governo do Paraná negocia implantação de corredores de BRT

Calçadas de Curitiba recebem rampas para melhorar travessia

Em Londrina, campanha pelo uso correto da faixa de pedestres

 

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

João Elias de Almeida - 23 de Maio de 2022 às 11:42 Positivo 0 Negativo 0

Se o órgão municipal não ser exemplo para todo cidadão, a cidade fica as moscas. Aqui na avenida madre leonia 1150, tem uma construção que está sem calçada já faz mais de 4 anos, local de muita movimentação, quando chove o pedestre circula pela rua

Clique aqui e deixe seu comentário