VLT de São José (SP) será apresentado hoje em audiência

Chamada pela prefeitura, audiência pública informará a população das diretrizes do projeto do Veículo Leve Sobre Trilhos

Notícias
 

Fonte: Prefeitura de SJC  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 21 de outubro de 2013

VLT, um novo modo de transporte chega ao interior

VLT, um novo modo de transporte chega ao interior de SP

créditos: Divulgação

 

Uma audiência pública para apresentação das diretrizes básicas do projeto funcional do VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) está sendo convocada pela Prefeitura de São José dos Campos (SP) para hoje (21). A audiência é aberta a todos os interessados e vai acontecer partir de 18 horas, no Teatro Municipal, situado na Rua Rubião Jr 84, 3º piso do Shopping Centro.

 

Segundo a Secretaria de Transportes, organizadora da reunião, o objetivo da discussão é apresentar à população as linhas gerais do sistema, assim como receber sugestões e opiniões sobre o projeto. A realização da audiência foi determinada por decreto do prefeito municipal (Decreto nº 15.590, de 4 de outubro de 2013), tendo em vista a amplitude do projeto VLT e sua importância para a mobilidade urbana no município, informa o órgão. A Prefeitura também colocou no site oficial um mecanismo para coletar opiniões e sugestões a respeito do VLT. 

  

Solução de transporte sustentável 

Apontado como solução para desafogar o transporte público em SJC, o projeto do VLT deverá ser implantado em quatro anos, prazo calculado entre desenvolvimento do projeto e realização da primeira fase da obra. O custo do sistema é R$ 800 milhões, com recursos já liberados em março pelo governo federal, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento de Mobilidade.  

 

A implantação do VLT é prevista para ser iniciada a partir da zona Sul da cidade, começando na região dos bairros D. Pedro II e Campo dos Alemães, passando pela região do Bosque dos Eucaliptos e Satélite até a altura da Via Dutra, em frente ao Vale Sul Shopping, num trajeto de cerca de 15 km. A partir de então a meta do governo é interligá-lo ao Centro e posteriormente à região Leste. Ao todo, estão previstas oito linhas de VLT, num total de 94 km.  

 

Nesta primeira etapa, no trecho Sul, a população atendida direta e indiretamente é de 215 mil habitantes. Segundo estudos do Ipplan, nesta região ocorrem hoje mais de 184 mil deslocamentos de transporte coletivo por dia e quase 241 mil viagens de transporte individual. Já a capacidade estimada do sistema VLT pode atingir até 200 mil passageiros por dia, transformando completamente a realidade do transporte na região.

 

Leia também

São José dos Campos vai debater projeto do VLT em audiência pública 

Feirantes e moradores de Santos querem mudar o trajeto do VLT 

Primeiros trilhos do VLT chegam ao Mato Grosso, para montagem 



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário