Dia Mundial Sem Carro mobiliza 2047 cidades em 42 países

Evento, que está em sua 14ª edição, começou em 1997 com 35 cidades da França

Notícias
 

 |  Autor: Último Segundo  |  Postado em: 22 de setembro de 2011

Congestionamento na 23 de Maio

Congestionamento na 23 de Maio

créditos: Getty Images

Nesta quinta-feira, 22, acontece a 14ª edição do Dia Mundial sem Carro. Atualmente 2047 cidades em 42 países participam da iniciativa que busca levar à reflexão sobre o uso excessivo dos automóveis e promover as vantagens do transporte público,. Este ano as cidades brasileiras de São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Joinville, Rio de Janeiro, Florianópolis, Goiânia e Pelotas participam oficialmente do evento.


A semente do evento nasceu na França em 1997 quando pessoas de 35 cidades resolveram deixar seus carros na garagem. A iniciativa se espalhou pela Europa em 2000 e chegou ao Brasil em 2001, contando com 11 cidades: Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas (RS); Piracicaba (SP); Vitória (ES); Belém (PA); Cuiabá (MT), Goiânia (GO); Belo Horizonte (MG); Joinville (SC); São Luís (MA).


Na maior cidade do país, São Paulo, o Dia Mundial sem Carro chegou apenas em 2005. Na quarta-feira (21), a Rede Nossa São Paulo, um grupo de várias entidades que trabalham para melhorar a qualidade de vida na cidade, divulgou em parceria com o Ibope a 5ª edição da pesquisa sobre mobilidade na cidade. O resultado apontou para o fato que 50% das pessoas consideram o trânsito em São Paulo “péssimo”, 60% estão dispostas a deixar seu carro para aderir ao transporte público, porém apenas 1¢ adotou a bicicleta como meio exclusivo de transporte.


O Dia Mundial Sem Carro faz parte de um evento maior, a Semana da Mobilidade, criada em 2002 na Europa que busca sensibilizar as pessoas para o uso de meios sustentáveis de locomoção e ocorre entre os dias 16 e 24 de setembro.


Carros são uma da fontes importantes de emissão de poluentes como monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio e material particulado, além de dióxido de carbono, um dos responsáveis pelo efeito do aquecimento global. Mesmo assim, a produção de automóveis não para de crescer. Os dados da Organização Internacional de Fabricantes de Veículos Automotores mostra que em 2000 foram produzidos 58.374 milhões deles. Em 2010 este número saltou para 77.857 milhões, um aumento de 33%.


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário