Reportagem sobre Estudo Mobilize 2011 gera polêmica na Internet

Vídeo exibido no Jornal Nacional sobre mobilidade urbana sustentável mostra comerciante em guerra contra ciclovia

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 11 de novembro de 2011

Ciclovia de Moema
créditos: L. Alves

A matéria foi ao ar no Jornal Nacional de sexta-feira, 5 de novembro, logo após a inauguração da ciclofaixa/ciclovia no bairro de Moema, zona sul de São Paulo. Mostrava uma senhora raivosa, que protestava contra a novidade: "Onde minhas clientes, que são milionárias, irão estacionar seus carros?”, perguntava a entrevistada, provavelmente uma comerciante do bairro.

 

A reportagem seguiu mostrando os resultados do Estudo Mobilize 2011 sobre mobilidade urbana sustentável, no qual a cidade de São Paulo obteve a última classificação entre nove capitais brasileiras. E terminou com uma entrevista de Thiago Guimarães, consultor do Mobilize Brasil e coordenador do estudo.

 

A partir daí, o vídeo com a matéria espalhou-se pela internet, em dezenas de sites e blogs, com centenas de comentários apaixonados e cômicos sobre "as madames de salto alto que não podem (ou não sabem) andar de bicicleta".

 

Bicicletas, ciclovias e ciclofaixas podem sim jogar um papel importante na conexão entre os sistemas de transporte das grandes cidades - metrô, trens urbanos e ônibus - e também servem para os pequenos trajetos no interior dos bairros, para ir à escola, à padaria, ao supermercado e (até) ao cabeleireiro.

 

Mas, como a polêmica já alcançou as redes sociais, rádio, tevês e jornais, queremos voltar ao debate sobre o tema aqui no Mobilize Brasil. Responda à enquete e, se puder, deixe seu comentário. Em breve, publicaremos os resultados.


 

Clique aqui e assista o vídeo


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Joãozinho Menino - 14 de Novembro de 2011 às 12:09 Positivo 2 Negativo 0

Estou ancioso para poder pedalar nessa região de São Paulo para conhecer as recentes ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas.

Luiz Guilherme Bueno - 12 de Novembro de 2011 às 15:51 Positivo 3 Negativo 0

Sou totalmente a favor da ciclo faixa em Moema.O Estado deve relembrar o caminho da utilização da bicicleta como forma locomoção nas cidades. E fazer a sociedade perceber e refletir para o impacto dos transito causado pelos carros no espaço urbano.

Eduardo - 11 de Novembro de 2011 às 15:31 Positivo 9 Negativo 0

Eu acho que temos que escutar todos os lados. Somos uma democracia, mas devemos prensar no coletivo e não em um grupo já notadamente privilegiado. As milionárias de SP que andem de taxi como fazem em NYC. Ou metro como em Londres ou Paris.

Mauricio Soares - 11 de Novembro de 2011 às 15:16 Positivo 7 Negativo 0

É muito difícil enxergar alternativas quando tudo o que se conhece é esse mundo engarrafado de SUVs e poluição.  O engraçado é que a cliente milionária não pode tirar o salto pra andar de bike na rua, mas faz aula de spinning 3 vezes por semana.

Clique aqui e deixe seu comentário