Nova ciclovia na zona sul de São Paulo causa polêmica

Rede Cicloviária de Moema foi implantada no último sábado (5)

Notícias
 

 |  Autor: R7  |  Postado em: 07 de novembro de 2011

Ciclovia de Moema

Clique para ampliar

créditos: Editoria de Arte / Folhapress

Inaugurada no último sábado (5), a Rede Cicloviária de Moema, na zona sul da capital paulista, tem causado polêmica entre as pessoas. Alguns dos usuários reclamaram da falta de sinalização e de informação sobre as novas ciclovias. 

 

Outro problema apresentado foi o fato de, com a instalação das faixas, os carros ficam estacionados longe da calçada. Desinformadas, muitas pessoas acreditavam que os veículos estavam esperando a movimentação dos outros carros, o que causou uma grande fila.

 

 Ainda assim, o problema não foi causado apenas pelos carros. Alguns ciclistas foram flagrados andando na calçada e na contramão das vias, mesmo com as ciclovias. Outros tiveram que sair do trecho pintado, pois havia um carro estacionado em cima do novo trajeto.

 

Os comerciantes do bairro também criticaram a implantação. Alguns deles disseram achar que a implantação das faixas pode fazer diminuir o comércio na região. Para especialistas, a aceitação das pessoas virá com o tempo.

 

A ciclovia

 

A Rede Cicloviária de Moema é composta por 3,3 km de ciclovias e 6,5 km de rotas de bicicletas e tem como objetivo estimular o uso da bicicleta na região como modo de transporte cotidiano e oferecer segurança ao ciclista com as faixas exclusivas para sua circulação.  

 

De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a principal alteração realizada no sistema viário é na avenida Iraí, que passa a ter sentido único de circulação no trecho entre a alameda dos Anapurus e a alameda dos Nhambiquaras. 

As novas ciclovias tem sentido único de direção e se estendem lateralmente entre a calçada e as vagas de zona azul às vagas de estacionamento rotativo.

 

A Rota de Bicicleta será implantada de forma semelhante às implantadas no Brooklin e no Butantã, ou seja, os veículos irão compartilhar o espaço com as bicicletas, mas deverão ficar atentos às sinalizações horizontal e vertical implantadas no local. Esta nova rota passará ao longo da alameda dos Anapurus, avenida Aratãs, rua Inhambu, rua Canário, avenida Sábia e rua Dr. José Cândido de Souza.

 

As ciclovias passam pelas seguintes vias: 

 

• avenida Rouxinol; avenida Aratãs, no trecho entre rua Araguari e alameda Anapurus 

 

• avenida Pavão; avenida Iraí, no trecho entre rua Araguari e alameda Anapurus 

 

• rua Araguari, entre avenida Pavão e avenida Rua Rouxinol

 

 

Mais notícias sobre São Paulo-SP:

MP-SP pede saída de presidente do Metrô de São Paulo

'Multa tripla' por calçada passa a valer

Ministério Público investiga lotação no metrô de SP

São Paulo terá em breve uma nova ciclovia


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário