Em Alagoas, projeto de construção de ciclovia ainda não saiu do papel

Governador prometeu que obra seria entregue em janeiro do ano passado

Notícias
 

Fonte: Gazeta Web  |  Autor: Regina Carvalho  |  Postado em: 10 de fevereiro de 2014

Projeto de construção de ciclovia na AL 101-Sul ai

Não há projeto de construção de ciclovia na AL 101-Sul

créditos: Assessoria/DER

 

No dia 22 de setembro de 2012 o governador de Alagoas Teotonio Vilela Filho (PSDB) inaugurou a duplicação da rodovia AL-101 Sul, mas a obra estava incompleta. Mesmo assim prometeu que a ciclovia estaria pronta em janeiro de 2013. Mais de um ano passou e nem mesmo o projeto para construção da pista exclusiva para bicicletas - que poderia salvar vidas - está pronta.

 

Para o desespero de ciclistas, o governo estadual não fala mais sobre o assunto. A última conversa ocorreu no meio do ano passado. "Em setembro de 2012, o governador disse no palanque que, em janeiro de 2013, a ciclovia estaria pronta. A promessa fez um ano e não foi cumprida", disse o professor Antônio Facchinetti, da Associação Alagoana de Ciclismo.

 

Facchinetti disse que, entre os meses de junho e julho de 2013, voltou a se reunir com o governador Teotonio Vilela. Na conversa ainda se falava sobre a construção da ciclovia. À época, o assunto rendia na imprensa alagoana, após graves acidentes, principalmente na região de Marechal Deodoro. 


Mais promessa em encontro com governador

“Ele (governador) me chamou e disse que fariam o projeto. Ficaram de apresentar esse projeto da construção da ciclovia em 30 dias, mas, até agora, nada", afirmou o ciclista. O professor acrescentou ainda que o assunto "morreu" desde então. De lá para cá, integrantes da Associação Alagoana de Ciclismo até tentaram descobrir em que pé estava o projeto, mas nada.

 

O órgão responsável pela duplicação da AL-101 Sul é o Departamento de Estradas de Rodagens (DER), que recebeu as reclamações dos ciclistas por várias vezes. "Cheguei a falar com o diretor do DER (Marcos Vital) e ele prometeu a licitação no ano passado. Já perdi as esperanças", falou Facchinetti, que atua como presidente do Conselho Administrativo da Associação Alagoana de Ciclismo.

 

Dados da entidade apontam que a maioria dos trechos de ciclovias espalhados por Maceió tem apenas 2 metros de largura, quando deveria ter 3. Estão fora dos padrões e isso pode expor ciclistas a riscos. "Segundo o Ministério dos Transportes, as ciclovias devem ter 3 metros de largura, mas aqui é diferente", disse.


Falta interesse político

Na avaliação da associação, as ciclovias em Alagoas não são construídas como deveriam porque falta interesse político dos governantes. "E mesmo assim, quando vão construir não ouvem os ciclistas e aí fazem errado. Falta interesse porque a maioria das pessoas que usa bicicleta é pobre. Classe média não usa esse transporte", lamentou.

 

Em Maceió, que tem cerca de 1 milhão de habitantes, segundo Facchinetti, há cerca de 30 km de ciclovia. Em Aracaju, com cerca de 600 mil habitantes, há mais de 100 km da pista exclusiva para bicicletas. "A capital de Sergipe tem projeto para construção de mais de 200 km de ciclovia, enquanto que aqui, na nossa capital, não se tem projeto nem de 100 km de ciclovia", completou. 


A resposta do DER

A Gazetaweb entrou em contato com o DER, que enviou a seguinte nota: "o projeto para a construção da ciclovia na rodovia AL-101 Sul tinha sido concluído em novembro de 2013, mas precisou passar por adequações e melhorias.  Agora, o novo projeto é analisado pelos técnicos do órgão. Após a aprovação, será realizada a licitação da obra e o início da construção".

 

Ainda segundo o DER a obra será realizada com o recurso do governo do Estado, obtido junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento. Segundo a assessoria do órgão, a ciclovia acompanhará a duplicação, de Maceió à Barra de São Miguel. E terá 20 km de extensão. O início da obra será no Detran, no Pontal da Barra, e terminará na primeira entrada da Barra de São Miguel.

 

Leia também:

Licitação dos transportes de Maceió prevê investimento de R$ 90 milhões

Faixas de pedestre na cor vermelha chamam a atenção na Orla de Maceió

Ciclistas realizam ato em defesa de ciclovia em Alagoas

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário