Ciclovia de 4,5 km em Maceió tem piso em concreto e também de madeira

Nova via para ciclistas na movimentada av. Fernandes Lima era esperada há uma década. Para preservar árvores, trechos em canteiro receberam estruturas elevadas em madeira

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Prefeitura de Maceió  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 18 de abril de 2023

Arborizada, ciclovia de Maceió é celebrada pela po

Arborizada, ciclovia de Maceió é celebrada pela população

créditos: Jonathan Lins/Secom Maceió

A nova ciclovia da Avenida Fernandes Lima, entregue pela Prefeitura no último sábado (15), é uma conquista aguardada há mais de uma década pelos ciclistas de Maceió, que comemoram o novo equipamento com quase 5 km de extensão na via de trânsito mais movimentada da capital. 

 

A pista vai da Praça Centenário, no bairro do Farol, até a entrada do bairro do Canaã, e liga a parte alta da cidade até o Centro, um trecho com intenso deslocamento de trabalhadores. 

 

Até 2020, a ciclovia da Fernandes Lima não havia saído do papel, mas a partir de 2021 avançou consideravelmente, o que levou muitos ciclistas a utilizarem o caminho antes mesmo de sua inauguração. No sábado, o prefeito João Henrique Holanda Caldas, mais conhecido como JHC (PL), destacou que mais de 300 mil maceioenses que privilegiam a bicicleta como meio de transporte ou de lazer serão beneficiados com o equipamento público. O investimento foi de cerca de R$ 2,5 milhões, anunciou. 

 

Concreto e madeira

Segundo o secretário de Infraestrutura Lívio Lima, o projeto da ciclovia foi concebido para aproveitar ao máximo o canteiro central da avenida: "Mantivemos as árvores, colocamos guarda-corpos em mais de 60 pontos para proteger os ciclistas nos pontos onde há mais proximidade com a pista, utilizamos decks de madeiras em quase 20 localidades para proteger as raízes das árvores, instalamos todas as placas de sinalização e já concluímos toda a concretagem do piso”, relata o gestor da pasta. 

 

Assim, em trechos do canteiro com árvores de grande porte e raízes expostas, para não danificar a vegetação, a solução do projeto foi adotar estruturas suspensas em madeira (eucalipto de reflorestamento), com pontaletes que também não afetam as raízes. A madeira foi utilizada ainda nos guarda-corpos de proteção, em pontos onde a ciclovia está mais próxima da via e dos carros, ou quando passa em um nível mais elevado. Ao todo, a ciclovia da Avenida Fernandes Lima demandou 4,6 km em piso de concreto e 292 metros em piso de madeira, detalha a gestão. 

 

Para proteção dos ciclistas, em alguns pontos foram instalados guarda-corpos de madeira. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

 

Com esta nova ciclovia entregue, a Prefeitura Maceió informa que a cidade chega hoje a mais de 60 km de malha cicloviária*. Além da ciclovia da Fernandes Lima, serviços nas ciclofaixas têm sido realizados em vários pontos da cidade, diz a administração, como as ciclofaixas do Torcedor, no Trapiche da Barra; do Trabalhador, na Rota do Mar, na Avenida Marília Mendonça, no bairro Canaã, no Eustáquio Gomes e no Benedito Bentes.

 

*Ao Estudo Mobilize, a Prefeitura de Maceió informou em setembro de 2022 (via Lei de Acesso à Informação) que o total de ciclovias na cidade totalizava 44,14 km de extensão. 

 

Leia também:
Ciclovia em Alagoas acompanha trilhos de uma antiga ferrovia
Em SP, parque e ciclovia são "vetados" a moradores próximos
Ciclovia da Vida, entre Vitória e Vila Velha, está praticamente pronta
Nos EUA, ferrovias são convertidas em trilhas para caminhar e pedalar
SP suspende pregão para manutenção de ciclovias


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário