Em Maceió, estudantes criam bicicleta movida a energia solar

Alunos do Instituto Federal de Alagoas desenvolvem protótipo da Bike Elétrica 2Moove, feita com matérias primas nacionais e utilização de energia solar como força motriz

Notícias
 

Fonte: Ifal / Mobilize (edição)  |  Autor: Gabriela Rodrigues/ Ifal  |  Postado em: 19 de janeiro de 2021

Deyvid Chaves ao lado do protótipo da bike elétric

Deyvid Chaves ao lado do protótipo da bike elétrica 2Moove

créditos: Divulgação

Uma equipe de alunos integrantes do laboratório LabTeca, sediado no campus Maceió do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), acaba de desenvolver um protótipo de bicicleta elétrica recarregável, a chamada Bike Elétrica 2MOOVE, que utiliza energia solar para impulsionar seu sistema mecânico.

 

A iniciativa buscou incorporar potência e autonomia ao meio de transporte, e assim atender a três requisitos básicos: melhorar a mobilidade urbana, ter sustentabilidade e ampliar o alcance atingido por bicicletas convencionais nas cidades brasileiras. 

 

Após doze meses de pesquisa, chegou-se a um modelo de bicicleta elétrica de baixo custo, construído com o maior uso possível de matéria prima nacional. A primeira versão de bike elétrica, batizada de 2Moove, ainda está em aperfeiçoamento, informam os estudantes.

 

Alunos no Labteca, em foto realizada no início do projeto. Foto: Divulgação  

 

A ideia de projetar uma bike elétrica partiu do aluno de engenharia civil Deyvid Chaves, que já tinha passado por duas iniciações científicas sobre mobilidade urbana na cidade de Maceió no momento em que procurou o apoio da equipe do LabTeca, que é um polo de pesquisa em eletrônica e eletrotécnica instalado no campus da universidade. 

 

Ao longo do processo, o projeto agregou conhecimentos da chamada Internet das Coisas (IoT), considerando a possibilidade de conectar a bicicleta à internet, e deste modo criar um serviço de compartilhamento online das bikes, além de monitorar o funcionamento do equipamento, acompanhar sua rota e desempenho. Além disso, o uso do IoT permitirá usar o veículo como plataforma para monitorar variáveis ambientais como qualidade do ar e das vias, condições de tráfego etc.

 

Mais recentemente, o projeto criou ainda o Moobi Verde, um bicicletário inteligente de baixo custo para bicicletas 2Moove, onde o abastecimento elétrico dos veículos é feito por placas solares. 

 

Projeto 3D de estação de aluguel e recarga de bikes que usam energia fotovoltaica

 

Um ponto desafiador para o andamento da pesquisa tem sido o afastamento social imposto pela pandemia da covid-19. “Devido ao isolamento social, não foi possível reunir o time de desenvolvimento do projeto para compartilhar os poucos kits de equipamentos disponíveis para a prototipação das bicicletas conectadas. Isto tem sido um grande obstáculo para o avanço do projeto", relata o professor Tárcio.

 

Apesar dessa limitação, avanços mais recentes da equipe foram a criação dos protótipos do bicicletário, e de um protótipo de rastreador usando micro-controladores e um ambiente integrado de desenvolvimento, na qual são reunidas todas as informações “coletadas” pelas bikes elétricas durante seu uso e trajetória.

 

Leia também:
Uma bicicleta futurista, com serviço por assinatura?
Portugal quer subsidiar a compra de bicicletas elétricas
Paris testa cargo-bikes elétricas para socorro médico de emergência
Um bike-boom no Brasil
Carroças e triciclos elétricos, inovação que ajuda os catadores




  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário