Dia Mundial sem Carro tem pouca adesão no Recife

Apenas o município de Olinda aderiu a campanha e agentes do Detran interditaram trecho de algumas ruas no bairro de Casa Caiada

Notícias
 

 |  Autor: Jornal do Commercio  |  Postado em: 22 de setembro de 2011

agentes do Detran interditaram trechos

agentes do Detran interditaram trechos

créditos: Aline Souza / Especial para o JC

O Dia Mundial Sem Carro, comemorado nesta quinta-feira (22), passou despercebido para os motoristas do Grande Recife. O movimento é um alerta para a população utilizar o transporte coletivo ou pedir carona com o objetivo de otimizar o trânsito na cidade. Apenas o município de Olinda aderiu a campanha e agentes do Detran interditaram o trecho entre a Praça 12 de março até a Rua Tertuliano Feitosa, em Casa Caiada, para a liberar a prática de exercícios físicos e atividades culturais na área.


Em Olinda, a ação foi incorporada à Semana Nacional do Trânsito, realizada de 18 a 25 de setembro, e as atividades que já estavam sendo feitas no município receberam um reforço. A ação pelo Dia Mundial Sem Carro começou às 5h, com as interdições, e às 7h o Grupo de Ginástica da Orla abriu o evento com uma caminhada seguida de dança, frevo e um café da manhã para os participantes.


De acordo com o coordenador do Detran, Major Adriano Max, o número de adesões ao movimento foi significativo para o primeiro ano da ação. "Olinda é a primeira cidade da região metropolitana a aderir ao programa, e muitas pessoas aprovaram a ideia. Nos próximos anos com a divulgação que estamos fazendo, inclusive nas escolas, a possibilidade de participantes crescer é maior. Quando uma criança chega em casa e passa o que aprendeu para os pais, isso funciona muito mais do que até mesmo a orientação que nós damos, que eles podem seguir ou não."


ONDA VERDE


É uma ação do Detran para "aliviar" o fluxo nos horários de maior intensidade de veículos. O esquema funciona com o desligamento dos semáforos na saída de Olinda (sentido Recife), das 6h30 às 8h30; e na entrada, das 18h às 20h. A ação começou na última segunda-feira (19) e vai até esta sexta (23).

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário