Passageiros enfrentam calor de quase 40ºC em transportes do Rio

Reportagem da TV Globo mediu temperatura em trens, metrô e ônibus. Passageiros suavam em algumas das composições

Notícias
 

Fonte: G1 Rio  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 14 de fevereiro de 2014

Calor atrapalha a vida de usuários do transporte p

Calor atrapalha a vida dos passageiros

créditos: Divulgação

 

Reportagem da TV Globo (RJTV) mostrou nesta sexta-feira (14) o drama de quem tem que usar transporte público neste verão, que em alguns bairros da cidade é o mais quente em 30 anos.

 

A equipe viajou com passageiros da linha 2 do Metrô até a estação Pavuna. O ar-condicionado estava funcionando precariamente. Um rapaz, todo suado, disse que neste ramal só vê trens antigos circulando. "O novo não circula, é muito difícil. Fica todo mundo suando aí Essa é a realidade. Eu pego todo dia e passo por isso todo dia", lamentou.

 

O termômetro eletrônico mostrava a temperatura de 32 ºC e umidade relativa do ar 65,1.  O metrô oferece 100% das composições refrigeradas, mas o resultado está longe de ser o satisfatório.

 

Em relação aos ônibus, a reportagem comparou a experiência de andar neles a saunas. Na quinta-feira (13), o RJTV esteve em Bangu, na Zona Oeste, e pegou um ônibus da linha 860, Bangu-Sepetiba. A temperatura no interior dos coletivos chegava aos 38 graus.

 

A situação não está fácil nem para quem pega ônibus na Zona Sul. Uma das linhas testada foi a 460, que sai do Leblon e segue para São Cristóvão, via Túnel Rebouças. No túnel, o termômetro marcava um pouco mais de 32ºC. Ao sair, o termômetro oscilava entre 34.9 e 35ºC.

 

O passeio não parou por aí. A equipe desceu do ônibus e pegou um trem de São Cristóvão até Nilópolis - uma composição antiga e sem ar.

 

Não havia lugares para sentar, os vidros estavam abertos e, em boa parte do percurso, alguns passageiros abriram as portas do trem - o que é proibido - para se refrescar com o vento. O termômetro nesta viagem chegou a 37,8ºC.

 

Leia também:

A morte do urbanismo rodoviarista: cai o viaduto carioca 

Passageiros, motoristas e cobradores de ônibus no Rio sofrem com forte calor 

Calor? Quebre o asfalto, plante árvores e vá a pé 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário