Viagem do Move BH demora quase dez minutos a mais do que previsão

Equipe de jornalismo do programa Bom Dia Minas acompanhou trajeto entre Estação Gabriel e Centro. Veículo apresentou problema de perda de potência durante o percurso

Notícias
 

Fonte: G1 MG  |  Autor: G1 MG  |  Postado em: 28 de abril de 2014

Sistema está em operação há cerca de 50 dias

Sistema está em operação há cerca de 50 dias

créditos: Reprodução

 

O jornal Bom Dia Minas, da rede Globo, acompanhou nesta segunda-feira (28) uma viagem do BRT Move entre as estações São Gabriel, na Região Nordeste da capital mineira, e Santos Dumont, na Região Centro-Sul.

 

Em operação há cerca de 50 dias, o sistema foi criado com a promessa de viagens mais rápidas até o Centro, fugindo dos congestionamentos, principalmente nos horários de pico. Em uma das linhas, o tempo previsto pela Empresa de Transportes de Belo Horizonte (BHTrans) é de 17 minutos, mas foi registrado pela reportagem um trajeto com quase dez minutos a mais.

 

A espera pelo embarque na linha 83D começou às 6h33 na Estação São Gabriel. Uma das passageiras que aguardava o ônibus aprova o novo sistema, mas reclama da forma como é feita a entrada nos ônibus, com “empurra-empurra”.

 

Um minuto depois, a equipe de reportagem conseguiu embarcar no coletivo, que tem capacidade para 144 pessoas. Grande parte dos passageiros conseguiu um lugar para se assentar. Neste horário, o intervalo entre cada viagem é de aproximadamente dois minutos. Fora do horário de pico, este tempo aumenta para cerca de cinco minutos.

 

Às 6h45, o ônibus estava na altura do bairro Cidade Nova, ainda na Região Nordeste da capital. Pouco antes, um imprevisto surpreendeu os usuários. Segundo o motorista informou aos passageiros, o veículo teve um problema causado por perda de potência.

 

 

Às 6h46, o condutor conseguiu arrancar o veículo e seguir a viagem pela Avenida Cristiano Machado, que não apresentava retenções. Já na pista mista do sentido Centro, o trânsito era lento, com carros, ônibus e motocicletas disputando espaço. Além da perda de potência, o veículo tinha defeito no painel que deveria indicar as próximas paradas.

 

Vinte dois minutos após o início da viagem, o ônibus passava pelo Complexo da Lagoinha, onde o Move sai da pista exclusiva e se junta ao restante dos veículos. “A pior hora que tem é essa parte mesmo”, reclama um dos usuários, que também critica demora do trajeto.

 

Às 6h59, o ônibus chegou à Estação Santos Dumont, destino final da viagem. Foram 26 minutos entre o início da espera pelo Move e o desembarque dos passageiros, superando em quase dez minutos a estimativa da BHTrans.

 

Leia também:

Metrô de BH ganha mil vagas a mais a partir de hoje 

Câmara aprova lei que extingue taxa para empresas de ônibus em BH 

BH: Empresa de ônibus que reduzir viagens pode ter contrato rescindido, afirma MP 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário