Em Fortaleza, muito aperto, insegurança e falta de estrutura

Sem estrutura física que dialogue com a demanda que recebem, os terminais da Capital pedem socorro. Os usuários, vítimas das deficiências, vivem rotina de sufoco

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Fonte: O Povo  |  Autor: Sara Oliveira  |  Postado em: 05 de maio de 2014

Rotina para quem anda de transporte público é de e

Rotina para quem anda de transporte público é de estresse

créditos: Mauri Melo

 

Mais de um milhão de pessoas chegando e saindo, 2.064 ônibus circulando e pontos de parada que servem a 301 linhas. Os sete terminais de integração de Fortaleza somam mais de 77 mil metros quadrados de desconforto e insegurança. Inaugurados há mais de 20 anos, são equipamentos saturados, aquém da demanda atual. Faltam espaço, atenção, higiene, direitos, educação.

 

O bom dia aos usuários que chegam aos terminais no horário de pico da manhã é de aperto e correria. Sem espaços específicos para embarque e desembarque, é preciso desviar dos ônibus em movimento para chegar às plataformas, inutilizando a faixa de pedestres e o aviso sobre a travessia segura. A fila para acessar a linha desejada é o próximo desafio. No terminal do Siqueira, não há nem mais prioridade de entrada para idosos. Foi necessário criar pontos específicos para este público, que só consegue ter acesso a oito linhas de ônibus. “Tem muito desrespeito, sem contar o perigo de gente usando droga, pequenos furtos... Aqui já botaram faca no pescoço do meu filho para roubar um celular”, contou a doméstica Francisca Nunes, 44.

 

No terminal do Papicu, responsável por distribuir ônibus e passageiros para pontos estratégicos da Cidade, as duas plataformas existentes não dão conta. Os monitores informativos distribuídos pelo terminal- existentes também em outros equipamentos- até poderiam repassar horários de saída e chegada das linhas, organizando a fluidez de usuários. Mas nas telas, apenas publicidade é apresentada. Diante das dificuldades diárias, a assistente social Norma Patrícia Athaide, 54, resolveu fazer um blog (http://blogdanormaathayde.blogspot.com.br/) sobre as deficiências do terminal. “A lotação é um problema crônico, que não consegue ser resolvido. Ver uma pessoa passando mal para entrar em um ônibus é deprimente. Aqui não existe estrutura nem cultura de gentileza”, afirmou.

 

Sem acessibilidade

Os terminais deveriam constituir locais abrigados e seguros para a grande movimentação que possuem. Na realidade, isso não acontece. No terminal da Parangaba, buracos, falta de acessibilidade e de assentos faz mais pesado o cotidiano de muitos trabalhadores. O cadeirante Francisco Sousa Maceno, 31, considera como “sacrifício” a ida diária ao local. “Entro pela passagem dos ônibus e passo por degraus em vez de rampas. Sem nenhuma facilidade”, contou.

 

O estudante Uberson Gomes,20, descreveu a confusão de coletivos nos portões. “Ficam até quatro ônibus enfileirados. Isso atrapalha o trânsito de fora e de dentro do terminal e atrasa o passageiro”, analisou. Para o costureiro Edvan Pereira, 29, os terminais padecem sem estrutura e organização. “Se chover é uma desgraça. Tem goteira, correria e risco de acidente. Não entendo como um local tão grande consegue ser tão mal aproveitado”, disse, apontando para as imensas filas e o empurra-empurra para entrar nos ônibus.

 

Seis terminais em destaque

Terminal Antônio Bezerra:

Tamanho: 10.368.80 m² e duas plataformas

Demanda diária: 197.839

Linhas: 45 . Ônibus: 360

Acessibilidade: banheiros, rampas e travessia em nível

Obras: terá 29 mil m² e túneis que ligam plataformas, entrada e saída. Entrega segundo semestre de 2014.

Corredor exclusivo: Antônio Bezerra/Papicu

 

Terminal do Papicu

Tamanho: 11.528.77 m² e duas plataformas

Demanda diária: 261.874

Linhas: 54. Ônibus: 519

Acessibilidade: banheiros, rampas e travessia em nível

Obras: será ampliado e chegará até a Engenheiro Santana Júnior. Vai integrar VLT e Metrofor. Início primeiro semestre 2015.

Corredor exclusivo:Antônio Bezerra/Papicu

 

Terminal do Siqueira

Tamanho: 11.649..18 m² e uma plataforma

Demanda diária: 159.198

Linhas: 47

Ônibus: 331

Acessibilidade: apenas banheiro acessível

Obras: Início segundo semestre 2014.

Corredor Exclusivo:Augusto dos Anjos/José Bastos


Terminal da Parangaba

Tamanho: 12.636.00 m² e cinco plataformas

Demanda diária: 188.983

Linhas: 56. Ônibus: 364

Acessibilidade: banheiros, rampas e travessia em nível

Obras:Início primeiro semestre de 2015.

Corredor Exclusivo: Senador Fernandes Távora/Expedicionário

 

Terminal do Conjunto Ceará

Tamanho: 7.249.54 m²

Demanda diária: 75.519

Linhas: 19. Ônibus: 131

Acessibilidade: aguarda projeto

Obras: Início segundo semestre de 2015

Corredor exclusivo: Emílio de Menezes/Vital Brasil

 

Terminal de Messejana

Tamanho:12.882.94 m² e duas plataformas

Demanda diária: 134.887

Linhas: 51. Ônibus:1230

Acessibilidade: aguarda projeto

Obras: ampliação. Início segundo semestre de 2014

Corredor exclusivo:BR 116/Aguanambi 

 

Serviço

Para informações sobre linhas e horários:

Etufor: 3452-9339/3452-8722 ou através do site www.fortaleza.ce.gov.br/etufor.

 

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