Mais de um milhão de pessoas chegando e saindo, 2.064 ônibus circulando e pontos de parada que servem a 301 linhas. Os sete terminais de integração de Fortaleza somam mais de 77 mil metros quadrados de desconforto e insegurança. Inaugurados há mais de 20 anos, são equipamentos saturados, aquém da demanda atual. Faltam espaço, atenção, higiene, direitos, educação.
O bom dia aos usuários que chegam aos terminais no horário de pico da manhã é de aperto e correria. Sem espaços específicos para embarque e desembarque, é preciso desviar dos ônibus em movimento para chegar às plataformas, inutilizando a faixa de pedestres e o aviso sobre a travessia segura. A fila para acessar a linha desejada é o próximo desafio. No terminal do Siqueira, não há nem mais prioridade de entrada para idosos. Foi necessário criar pontos específicos para este público, que só consegue ter acesso a oito linhas de ônibus. “Tem muito desrespeito, sem contar o perigo de gente usando droga, pequenos furtos... Aqui já botaram faca no pescoço do meu filho para roubar um celular”, contou a doméstica Francisca Nunes, 44.
No terminal do Papicu, responsável por distribuir ônibus e passageiros para pontos estratégicos da Cidade, as duas plataformas existentes não dão conta. Os monitores informativos distribuídos pelo terminal- existentes também em outros equipamentos- até poderiam repassar horários de saída e chegada das linhas, organizando a fluidez de usuários. Mas nas telas, apenas publicidade é apresentada. Diante das dificuldades diárias, a assistente social Norma Patrícia Athaide, 54, resolveu fazer um blog (http://blogdanormaathayde.blogspot.com.br/) sobre as deficiências do terminal. “A lotação é um problema crônico, que não consegue ser resolvido. Ver uma pessoa passando mal para entrar em um ônibus é deprimente. Aqui não existe estrutura nem cultura de gentileza”, afirmou.
Sem acessibilidade
Os terminais deveriam constituir locais abrigados e seguros para a grande movimentação que possuem. Na realidade, isso não acontece. No terminal da Parangaba, buracos, falta de acessibilidade e de assentos faz mais pesado o cotidiano de muitos trabalhadores. O cadeirante Francisco Sousa Maceno, 31, considera como “sacrifício” a ida diária ao local. “Entro pela passagem dos ônibus e passo por degraus em vez de rampas. Sem nenhuma facilidade”, contou.
O estudante Uberson Gomes,20, descreveu a confusão de coletivos nos portões. “Ficam até quatro ônibus enfileirados. Isso atrapalha o trânsito de fora e de dentro do terminal e atrasa o passageiro”, analisou. Para o costureiro Edvan Pereira, 29, os terminais padecem sem estrutura e organização. “Se chover é uma desgraça. Tem goteira, correria e risco de acidente. Não entendo como um local tão grande consegue ser tão mal aproveitado”, disse, apontando para as imensas filas e o empurra-empurra para entrar nos ônibus.
Seis terminais em destaque
Terminal Antônio Bezerra:
Tamanho: 10.368.80 m² e duas plataformas
Demanda diária: 197.839
Linhas: 45 . Ônibus: 360
Acessibilidade: banheiros, rampas e travessia em nível
Obras: terá 29 mil m² e túneis que ligam plataformas, entrada e saída. Entrega segundo semestre de 2014.
Corredor exclusivo: Antônio Bezerra/Papicu
Terminal do Papicu
Tamanho: 11.528.77 m² e duas plataformas
Demanda diária: 261.874
Linhas: 54. Ônibus: 519
Acessibilidade: banheiros, rampas e travessia em nível
Obras: será ampliado e chegará até a Engenheiro Santana Júnior. Vai integrar VLT e Metrofor. Início primeiro semestre 2015.
Corredor exclusivo:Antônio Bezerra/Papicu
Terminal do Siqueira
Tamanho: 11.649..18 m² e uma plataforma
Demanda diária: 159.198
Linhas: 47
Ônibus: 331
Acessibilidade: apenas banheiro acessível
Obras: Início segundo semestre 2014.
Corredor Exclusivo:Augusto dos Anjos/José Bastos
Terminal da Parangaba
Tamanho: 12.636.00 m² e cinco plataformas
Demanda diária: 188.983
Linhas: 56. Ônibus: 364
Acessibilidade: banheiros, rampas e travessia em nível
Obras:Início primeiro semestre de 2015.
Corredor Exclusivo: Senador Fernandes Távora/Expedicionário
Terminal do Conjunto Ceará
Tamanho: 7.249.54 m²
Demanda diária: 75.519
Linhas: 19. Ônibus: 131
Acessibilidade: aguarda projeto
Obras: Início segundo semestre de 2015
Corredor exclusivo: Emílio de Menezes/Vital Brasil
Terminal de Messejana
Tamanho:12.882.94 m² e duas plataformas
Demanda diária: 134.887
Linhas: 51. Ônibus:1230
Acessibilidade: aguarda projeto
Obras: ampliação. Início segundo semestre de 2014
Corredor exclusivo:BR 116/Aguanambi
Serviço
Para informações sobre linhas e horários:
Etufor: 3452-9339/3452-8722 ou através do site www.fortaleza.ce.gov.br/etufor.
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