Empresários poloneses elogiam projeto do Metrô Curitibano

A Prefeitura aguarda do governo federal R$ 1,1 bilhão

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 |  Autor: Agência de Notícias da Prefeitura de Curitiba  |  Postado em: 03 de outubro de 2011

Metrô Curitibano é apresentado

Metrô Curitibano é apresentado

créditos: Lucilia Guimarães/IPPUC

O projeto do Metrô Curitibano foi apresentando nesta sexta-feira (30) a um grupo de empresários da Polônia que esteve no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) especialmente para conhecer as características do novo modal de transporte da cidade.


A missão, chefiada pelo vice-governador da região de Wielkopolska, Leszek Wojtasiak, participará ainda nesta sexta de uma rodada de negócios na Associação Comercial do Paraná. “É um excelente projeto, que com certeza está à altura da cidade de Curitiba”, disse o vice-governador.


Detalhes da Linha Azul, que terá 22 quilômetros da estação CIC-Sul até o terminal Santa Cândida, foi apresentado pelo supervisor de Implantação do Ippcu e coordenador do projeto do Metrô, Edemar Meissner.


“O atual projeto respeita basicamente o traçado previsto em 1969, quando foi feito o primeiro estudo para implantação do metrô em Curitiba”, diz Meissner.


Itinerário - O percurso da Linha Azul será quase totalmente embaixo da canaleta do expresso. O metrô substituirá os ônibus expresso da linha Santa Cândida/Pinheirinho, com uma capacidade de transportar por trem (composto por cinco vagões) 1.450 passageiros por viagem. Para se ter uma ideia, a capacidade máxima de um expresso no mesmo percurso é de 230 passageiros.


Outra vantagem para os passageiros é a redução do tempo de viagem, que cairá de 65 minutos para 32 no mesmo trajeto, além da integração com o transporte coletivo. “Uma das obrigatoriedades do metrô é a de que ele seja integrado com a RIT, incluindo a mesma tarifa”, fala Meissner.


A implantação do Metrô Curitibano será feita em duas etapas. A primeira, com cerca de 14 quilômetros (do terminal CIC/Sul que será construído, até o Centro, perto do Paço Municipal) está orçada em R$ 2,25 bilhões.


A Prefeitura aguarda do governo federal R$ 1,1 bilhão. O Governo do Estado deve investir R$ 300 milhões. Da prefeitura e de parceria público-privada serão mais R$ 650 milhões. Outros R$ 250 milhões são esperados através de isenção de ICMS.


Depois de implantado o metrô, a superfície onde hoje está a caneleta será desativada e transformada num grande corredor para pedestres e numa ciclovia, tendo ainda outro modal de transporte.

 

 

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