Ciclistas promovem a marcha das bicicletas em Curitiba

Data será lembrada também em São José dos Pinhais e Londrina com pedalada e rua central fechada para o trânsito

Notícias
 

 |  Autor: Bem Paraná  |  Postado em: 22 de setembro de 2011

Bicicletada em Curitiba

Bicicletada em Curitiba

créditos: curitibacyclechic.blogspot.com

O  projeto Arte, Bicicleta e Mobilidade e o movimento Bicicletada de Curitiba promovem hoje, no Dia Mundial Sem Carro, a marcha das 1000 bicicletas. O evento começa com concentração às 17 horas na Praça Santos Andrade com saída prevista às 18 horas. Os participantes farão um percurso que incluirá, além de outros locais, as ruas próximas ao prédio da Reitoria da Universidade Federal do Paraná.


O Dia Sem Carro é comemorado em todo mundo e é um alerta para o uso excessivo de vaículos especialmente nas grandes cidades. Reunir mil ciclistas neste dia, é uma forma de apontar meios alternativos de locomoção na cidade. O programa Ciclovida, formado por vários setores da UFPR e que propõe uma cultura de mobilidade urbana mais sustentável e saudável a partir da Universidade, apoia a Marcha e outros eventos realizados em setembro, mês da bicicleta em Curitiba.


O Dia Sem Carro também será lembrado em São José dos Pinhais. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, deve reunir alunos de várias escolas para uma caminhada e pedalada educativa no centro da cidade. A mobilização do Dia Mundial sem Carro terá saída da Câmara Municipal com destino ao ginásio de esportes Ney Braga a partir das 13 horas.
Em Londrina, o Dia Sem Carro será comemorado pela primeira vez com a participação da Prefeitura. A rua Professor João Cândido, entre a avenida Juscelino Kubitscheck e a rua Benjamim Constant, ficará fechada das 7 às 19 horas de hoje. O trânsito de veículos privados estará impedido nesse horário, permitindo apenas o tráfego de ônibus coletivo e táxis. Em apoio e incentivo à ação, o prefeito Barbosa Neto decidiu que todos os estacionamentos pertencentes à Prefeitura estarão fechados. A medida é válida para servidores, secretários e o próprio prefeito.


Já a Prefeitura de Curitiba diz apoiar as ações no Dia Sem Carroi, mas não desenvolverá nenhuma ação específica. É o segundo ano seguido que Curitiba deixa de promover intensivamente o Dia Sem Carro. Em 2010, o evento que vinha se tornando tradicional, também teve ações pontuais. Curitiba aderiu pela primeira vez ao movimento em 2003, mas neste ano nem estava na relação de atividades alusivas à Semana do Trãnsito.


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário